Cidadão

Alunos e professores participam do Projeto Conhecer Londrina

Cerca de 260 professores participam da primeira etapa; ao todo, 259 turmas de alunos serão atendidas

Hoje (27), no período da manhã, cerca de 33  professores da rede municipal de ensino visitaram o Museu Histórico de Londrina, onde foram recepcionados pela diretora Regina Célia Alegro e por funcionários do local. Os docentes foram acompanhados por estagiários em visita monitorada. O trabalho faz parte do Projeto Conhecer Londrina, retomado por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria de Educação, com o Museu.

museu.historico.DIVULGAÇÃOO Projeto, voltado a professores e alunos das escolas municipais urbanas e rurais, será realizado de fevereiro a dezembro de 2013. O objetivo é  transformar a história e a geografia local em um instrumento por meio do qual os alunos do quarto ano do ensino fundamental possam interpretar e compreender a sociedade em que vivem. Visa também formar na criança a preocupação com a memória e preservação do patrimônio histórico da cidade.

O trabalho será realizado em duas etapas. A primeira consiste na formação de professores que receberão orientações sobre o projeto e o desenvolvimento da aula de campo com os alunos e ainda a aula de campo para conhecimento do trajeto e aquisição de informações sobre cada ponto a ser visitado.

Após a etapa com os professores haverá a realização do trabalho com os alunos que farão as visitas e receberão esclarecimentos dos professores que os acompanharão no trajeto. Os estudantes vão obter informações sobre aspectos históricos e geográficos do Município nos locais visitados e haverá exploração pedagógica das informações nas visitas por meio da elaboração de relatórios, cartazes, textos, maquetes, painéis, entre outras atividades.

Cerca de 260 professores participam da primeira etapa e deverão fazer as visitas até o final de março. Em abril já inicia a visitação agendada com as escolas. Ao todo, 259 turmas de alunos serão atendidas nos 200 dias de ano letivo.

A coordenadora do Projeto Conhecer Londrina, Eliane Teixeira França, destacou a relevância do trabalho. “É importantíssimo do ponto de vista pedagógico. Para o aluno, porque no quarto ano ele estuda a disciplina de História e Geografia da cidade. É uma oportunidade de conhecer, ver de perto aquilo que ele está estudando em sala de aula. E para professor, porque vai instrumentalizar, fornecer  subsídios,   para que ele possa planejar melhor as aulas e atividades e serem trabalhadas em sala.”

Locais a serem visitados

As visitas serão feitas no Marco Zero, Complexo Marco Zero, Chaminé da Anderson Clayton, Mata do Marco Zero, Estação Rodoviária José Garcia Villar, Monumento “O Passageiro”, Portal Da Cerâmica Mortari, Colégio Mãe de Deus, Bosque Municipal, Correios, Biblioteca Pública Municipal  e Biblioteca Infantil, Teatro Zaqueu de Melo, antiga Companhia Telefônica Nacional, Centro de Saúde, Edifício Júlio Fuganti e Memorial do Pioneiro.

Também consta no itinerário, a Concha Acústica, Secretaria Municipal de Cultura, Centro Comercial, Catedral, Edifício América (Relojão), calçadão, Museu de Arte, Museu Histórico Padre Carlos Weiss, Praça Tomi Nakagawa, Avenida Higienópolis, Caixa D’água Municipal, Moringão, anfiteatro do Zerão, Zerão, Lago Igapó, Monumento à Bíblia, Centro Cívico Bento Munhoz da Rocha Neto, Universidade Estadual de Londrina (UEL),  Réplica da Primeira Catedral De Londrina e Casa do Pioneiro.

Foto Amauri Ramos

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos