Tiro de Guerra forma nova turma neste sábado
Durante a solenidade, cerca de 200 jovens serão apresentados como os novos atiradores do Exército e passam a integrar as atividades do TG este ano
No próximo sábado (9), às 17h, será realizada a solenidade de formatura dos novos recrutas do Tiro de Guerra (TG) de Londrina. Esta é a primeira atividade militar do ano e será realizada no próprio espaço do Exército Brasileiro, localizado na rua Salgado Filho, 1.334, jardim São Fernando, região leste. Durante a solenidade, cerca de 200 jovens serão apresentados como os novos atiradores do Exército e passam a integrar as atividades do TG este ano.
A formatura é realizada em duas etapas. Inicialmente os recrutas participam com roupas normais. Depois saem e voltam vestidos com a farda, simbolizando que entram como civis e depois já fardados, são integrantes do Exército. Também será cantado o Hino Nacional, haverá pronunciamentos e, por fim, o desfile da tropa com continências às autoridades presentes.
De acordo com o instrutor chefe do TG, tenente Agenor Pereira Duarte Junior, o objetivo dos trabalhos é promover a cidadania e formar contingente de reservistas do Exército Brasileiro. “A formatura marca o início do ano de instrução que é realizada durante nove meses, sendo duas horas diárias por seis dias da semana. Durante este período recebem treinamento militar, ensinamento de moral e cívica e participam de eventos em prol da comunidade”, explicou.
O Tiro de Guerra de Londrina é mantido no município desde 1.947, por meio da parceria entre a Prefeitura e Exército. O poder público municipal é responsável pelas instalações do prédio, assim como material de expediente e seu funcionamento. Já o Exército entra com os profissionais, armamento, munição e fardamento.
De acordo com o regulamento do convênio firmado entre município e exército o chefe do Executivo é constituído diretor do Tiro de Guerra.