Calma debate pesquisa multicêntrica
Durante encontro, profissionais da saúde terão acesso à pesquisa sobre a qualidade no atendimento de crianças na rede pública de saúde
O Comitê Municipal de Aleitamento Materno de Londrina (Calma) realizará na próxima quarta-feira (13), às 14h, a primeira reunião do ano. Será no Centro Pastoral Bom Pastor, localizado na rua Dom Bosco, 145, no jardim Dom Bosco. O tema do momento científico da reunião é “Pesquisa Multicêntrica: Avaliação da Efetividade da Atenção Primária em Saúde da Criança – dados preliminares”.
O momento científico será ministrado pela enfermeira e mestranda em Enfermagem, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Bárbara de Andrade Alves. De acordo com a coordenadora da pesquisa multicêntrica em Londrina, professora doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo, Mauren Mendes Tacla, o estudo tem como objetivo avaliar a efetividade do atendimento em saúde às crianças.
Para isso, os pesquisadores elaboraram questionários que foram aplicados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município e respondidos pelos pais ou responsáveis pelas crianças atendidas.
Após a análise dos dados dos questionários será possível avaliar os atendimentos nas UBS, verificar quais procedimentos estão adequados e quais precisam melhorar. “Trabalhamos com as unidades da zona urbana de Londrina, Cascavel e João Pessoa, por isso o nome de pesquisa multicêntrica. Queremos verificar se o fato da cidade de João Pessoa ter 100% do Programa Saúde da Família interfere no atendimento e analisar como isso vem sendo realizado nos municípios”, explicou a professora doutora.
Além da apresentação de dados preliminares, a reunião do Calma vai trazer os informes gerais e a divulgação sobre o Prêmio JL Nossa Gente de Londrina, no qual o comitê está concorrendo este ano.