Prefeito e secretários visitam assentamento em Lerroville
Ao todo, 502 famílias vivem no local, formado por dois assentamentos: Eli Vive 1 e Eli Vive 2
O prefeito Alexandre Lopes Kireeff visitou hoje (5) pela manhã, acompanhado por um grupo de secretários municipais e pela vereadora Lenir de Assis, o assentamento Eli Vive, no distrito de Lerroville, zona sul de Londrina. Os representantes do município foram recebidos pelo coordenador do assentamento, José Damasceno, pelo superintendente regional do Incra, Nilton Bezerra Guedes, e pelo assessor especial para Assuntos Fundiários do governo do Paraná, Hamilton Serighelli.
Ao todo, 502 famílias vivem no local, formado por dois assentamentos: Eli Vive 1 e Eli Vive 2. Nos próximos meses, as famílias serão transferidas da área comum onde foram acomodadas há cerca de dois anos para os lotes a que cada um terá direito. O prefeito Alexandre Kireeff afirmou, durante reunião com líderes do assentamento, que o município vai unir esforços com os governos federal e estadual para que o local se desenvolva. “Tudo que estiver ao nosso alcance nós vamos fazer”, acrescentou.
Nilton Guedes afirmou que o Incra tem o Eli Vive como modelo de reforma agrária para o País. Até alguns anos atrás, o projeto dos assentamentos se concentrava basicamente na desapropriação de áreas improdutivas e distribuição dos lotes aos assentados. “Hoje não é só dividir a terra; é preciso viabilizar o assentamento”, disse. O projeto em Lerroville foi montado nesse conceito.
O prefeito e os secretários visitaram a escola do assentamento, que possui 21 salas, das quais 14 são salas aula.