Destaques

Prefeito Marcelo Belinati vistoria obras de reforma do CCI Leste

Espaço de mais de 1.000 m² está recebendo diversas melhorias, como pintura, construção de rampas de acessibilidade, troca de portas, janelas, cobertura, rufos e esquadrias metálicas, entre outras

Na manhã desta quarta-feira (22), o prefeito Marcelo Belinati e a secretária municipal do Idoso, Andrea Ramondini Danelon, vistoriaram o andamento da reforma do Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) da Região Leste, localizado na Rua Gabriel Matokanovic, 260, Jardim da Luz.

O local está recebendo diversas melhorias, como o revestimento nas paredes; troca de pisos, portas, janelas e cobertura; pintura geral; manutenção e revisão de esquadrias metálicas, de rufos e calhas; manutenção das instalações elétricas, hidráulicas e da gás; instalação de um novo sistema de proteção contra descargas atmosféricas (para-raios) e de prevenção a incêndio; construção de rampas para a acessibilidade; melhoria da iluminação ambiente; e impermeabilização da marquise de entrada.

Foto: Vivian Honorato

Além disso, o portão do estacionamento será substituído por um mais alto e terá motor elétrico, assim como será aumentada a altura das grades do entorno do CCI Leste e uma iluminação mais moderna será instalada, para garantir mais segurança aos usuários, trabalhadores e à comunidade. “No CCI Leste, a gente tinha muito problema de infiltração, então isso será reparado com a reforma. Também estamos procurando dar mais acessibilidade aos idosos, com rampas de acesso, além é claro de aumentarmos a segurança e o conforto deles aqui, com um portão elétrico que será instalado, com a troca de janelas e das saídas de emergência.  Quanto mais conforto pudermos dar aos nossos idosos, que têm aqui a segunda casa deles, mais pudermos oferecer qualidade de vida, segurança e conforto, nós daremos”, disse Danelon.

Foto: Vivian Honorato

O prefeito Marcelo Belinati lembrou que o espaço foi inaugurado em novembro de 2012 e, desde então, não recebeu uma grande reforma como essa. “É uma obra muito importante para os idosos da região leste, que vai dar mais qualidade de vida e conforto para eles. Esse espaço vai ficar lindo com a troca do piso, construção da rampa no salão, pintura das paredes e as melhorias em geral. Nossos idosos merecem esse cuidado”, afirmou Marcelo.

Segundo dados da Secretaria Municipal do Idoso, em média, cerca de 700 idosos frequentavam as atividades desenvolvidas no CCI Leste todos os meses. Já no Oeste, que também passa por reforma, eram mais 1000 atendimentos mensais. Em um ano, por exemplo, os dois CCIs juntos chegaram a realizar 14 mil atendimentos entre oficinas de dança, música, memória, atividades manuais e físicas, fortalecimento de vínculos e convivência, palestras e tardes festivas. Agora, durante as obras, as pessoas com mais de 60 anos da região leste estão sendo atendidas na Associação de Moradores do Antares (Associação Amora), que fica próxima à Av. São João.

Foto: Vivian Honorato

A vereadora Lu Oliveira, que é presidente da Comissão de Defesa dos Direitos e Bem-Estar da Pessoa Idosa na Câmara Municipal de Londrina, também esteve em visita às obras e falou a respeito dos trabalhos, lembrando que R$ 700 mil das obras do CCI Leste e Oeste vieram de uma articulação do deputado Federal Ricardo Barros, atual Secretário de Estado da Industria, Comércio e Serviços . “A Organização Mundial da Saúde já preconiza que a pirâmide etária vai inverter e que precisamos nos atentar para a questão do idoso em todas as esferas, como saúde, habitação e tudo que compreende a qualidade de vida e o CCI faz parte disso. O Centro de Convivência do Idoso é para atividades, aprendizado e convivência; é um ponto de encontro para a qualidade de vida da pessoa da nossa cidade”, ressaltou a vereadora.

Para a reforma do CCI Leste, a Prefeitura de Londrina está investindo R$ 327.178,85, contemplando os 1023.67 m² do local. A empresa vencedora da licitação e responsável pelos trabalhos é a Makino Construções Civis EIRELI. Ela tem 120 dias para realizar os serviços, sendo que a previsão de término é final de junho deste ano. Acompanhou o prefeito Marcelo na vistoria, o vice-prefeito, João Mendonça.

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos