Secretaria de Saúde inicia 3º LIRAa do ano
Agentes vão vistoriar cerca de 8.200 imóveis; ação serve para avaliar os trabalhos dos agentes de campo e participação da população no combate à dengue
A fim de avaliar os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos no combate e controle do mosquito transmissor da dengue e direcionar as ações dos agentes municipais, a Secretaria Municipal de Saúde dará início ao terceiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) do ano. Os trabalhos de inspeção começarão neste sábado (20), às 8h, e devem seguir até o próximo sábado (27).
Os agentes vão vistoriar 8.200 imóveis espalhados por toda a cidade. Ao todo, 162 profissionais de endemias farão a inspeção domiciliar, sendo que 20 supervisores do Ministério da Saúde (MS) e 28 orientadores de equipe acompanharão as visitas. As análises laboratoriais das larvas e o processamento dos dados com o diagnóstico da situação devem ser publicados até sexta-feira (2).
De acordo com o coordenador de Endemias, Jorge Augusto de Sá, o terceiro levantamento deste ano não dará subsídios para as ações que serão realizadas no verão, mas ajudará a medir, através de parâmetros, o trabalho de campo que vem sendo realizado pelos agentes.
“O LIRAa, além de nos dar subsídios para os trabalhos, também nos mostra a participação da população no combate à dengue. Temos em mente que os meses finais do ano são períodos críticos com relação ao mosquito e que necessitam de ações preventivas e, caso seja necessário, vamos implantar novas estratégias de trabalho”, disse o coordenador.
Foto: Arquivo




