Campanha de multivacinação imuniza 2.300 londrinenses
Adultos e crianças ainda podem atualizar a carteirinha de vacinação nas unidades de saúde da zona urbana e rural; campanha prossegue até sexta-feira (30)
No sábado (24), a Secretaria Municipal de Saúde atendeu 2.300 pessoas que participaram da campanha de multivacinação em Londrina. De acordo com os dados oficiais, 521 adultos foram vacinados e 403 crianças tiveram suas carteirinhas atualizadas. Além desses, 1.435 pais e responsáveis levaram seus filhos às Unidades Básicas de Saúde (UBS), mas não precisaram vaciná-los, pois estavam com as doses em dia.
A campanha de multivacinação tem como objetivo atualizar o calendário básico de vacinas com prioridade para as crianças menores de 5 anos, consequentemente, diminuir o risco de transmissão de doenças imunopreveníveis e reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal.
Todas as unidades de saúde da região urbana estarão abertas diariamente, das 7h às 19h. As unidades da zona rural também disponibilizam as vacinas, porém elas têm horário de atendimento variável. A campanha encerra nesta sexta-feira (30).
No calendário de vacinas de adolescentes e adultos constam três vacinas e para as crianças são 11. Para tomar as doses é preciso que o cidadão apresente a carteira de vacinação. Caso o adulto não tenha a carteirinha poderá apresentar um documento oficial de identificação como, por exemplo, o RG ou a carteirinha da UBS.
A coordenadora de imunização, Sônia Fernandes, explicou que devido às mudanças estabelecidas pelo Ministério da Saúde este ano todas as pessoas com menos de 50 anos podem tomar a vacina de Hepatite B, o que não era permitido para pessoas de 40 a 49 anos, em campanhas anteriores. “Percebe-se que a maioria das pessoas que tomaram as vacinas foram adultos e, grande parte deles, recebeu a vacina da Hepatite B. Isso é importante porque atualmente a vacinação é a forma mais segura de prevenção contra as doenças”, disse a coordenadora.
Foto: Luiz Jacobs