Servidores municipais participam de capacitação da Defesa Civil
Intenção é treinar funcionários para situações de calamidade, alagamentos e enchentes, por exemplo; as aulas serão ministradas até quarta-feira
A Defesa Civil do Paraná está realizando desde a manhã de hoje (9) uma capacitação com os servidores municipais da Prefeitura de Londrina. O curso está sendo realizado das 8h30 às 17h30, na sede da sede da Unopar – Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, que fica na rua Tietê, 1.208, no bairro Vila Nova. As aulas seguem até o final da tarde de quarta-feira (11).
O objetivo é preparar ao menos um servidor de cada secretaria, autarquia e órgãos da administração direta e indireta municipal para situações de calamidade pública, alagamentos e enchentes. A guarda municipal e supervisora da Defesa Civil em Londrina, Luciane de Fátima Justino, explicou que a intenção faz parte de um projeto de reestruturação da Defesa Civil na cidade.
“Este é um curso básico de Defesa Civil, onde são apresentadas as questões sobre a entidade, suas responsabilidades e as responsabilidades de cada pessoa, as ações e as áreas de atuação para que os funcionários estejam preparados para as situações de calamidade ou outros como os períodos de muitas chuvas, por exemplo. O objetivo é reestruturar as ações da Defesa Civil municipal para estarmos preparados para atendermos a comunidade. Assim poderemos ajudar naquilo que nos cabe e não vamos sobrecarregar o Corpo de Bombeiros”, afirmou Luciane.
As aulas estão sendo ministradas pelo major da 3ª Coordenadoria Regional de Defesa Civil, Ezequias de Paula Natal, e pelo subtenente Carvalho, do Corpo de Bombeiros. A ação é uma proposta da Guarda Municipal, que após analisar a legislação vigente propôs uma parceria com o Corpo de Bombeiros do Paraná. Cerca de 50 servidores estão participando das atividades.
“Como entraremos numa época do ano, onde as intempéries são comuns, assim como as chuvas fortes e os vendavais, precisamos estar preparados para fazer frente a essas situações. A parceria com o Corpo de Bombeiros é forte. Eles têm os materiais e recursos que são necessários para atender a população nesses casos como lonas e telhas, que são enviados pelo governo estadual e nós vamos treinar os funcionários de todas as secretarias para ajudá-los”, explicou o secretário municipal de Defesa Social, Rubens Guimarães.




