Londrina disputa sede das Olimpíadas Escolares 2014

Evandro Rogério Roman esteve com a equipe da FEL para anunciar a indicação de Londrina como candidata a sede das Olimpíadas Escolares 2014
O secretário de Esportes do Governo do Paraná, Evandro Rogério Roman, se reuniu nessa tarde com o presidente da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Angelo Deliberador, e sua equipe para anunciar a indicação de Londrina como candidata a sede das Olimpíadas Escolares 2014. A FEL convidou todas as entidades com que firma convênio para participar da conversa com Roman e além de anunciar a candidatura, debater sobre o Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (FEIPE) 2014, que já começa a ser elaborado pela Fundação. Estiveram presentes 22 convenentes. O vice-prefeito Guto Bellusci e o ex-presidente da FEL, Élber Giovani, também participaram do encontro.
Deliberador ressaltou a importância de envolver todos os interessados no desenvolvimento do esporte na cidade. “Juntos nós temos uma visão ampliada, trocamos informações, experiências e procuramos melhorar as condições. Queremos implantar uma política de esporte cada vez mais forte. O anúncio de Londrina como indicada para receber as Olimpíadas é importantíssimo nesse sentido. São 13 modalidades sendo disputadas que envolvem atletas e profissionais do esporte.”
O presidente da FEL também lembrou como um evento desse porte movimenta a cidade e promove ações conjuntas de governo estadual e municipal. “Nós estivemos juntos em Natal, o prefeito Alexandre Kireeff, eu e o Roman. Estamos com uma expectativa muito boa. No que depender da nossa vontade traremos o evento para a cidade. São mais de R$ 10 milhões que virão do estado, aumenta a visibilidade de Londrina e nos prepara para receber eventos grandiosos. São ações como essa, de parceria entre o município e o estado, que vão gerar o desenvolvimento do esporte.”
Guto Bellusci reforçou a importância do evento e também apontou o esporte como um meio não só de lazer como também de cidadania. “Investir no esporte é uma ação que colabora com a nossa proposta de fazer uma Londrina melhor. O esporte é uma ferramenta educacional que forma cidadãos. Sabemos dos desafios de sediar um evento do porte de uma Olimpíada Escolar, mas acreditamos nas pessoas e na competência do trabalho realizado.”
Evandro Rogério Roman destacou que o governo do estado planeja uma série de ações para Londrina. “Temos uma política em construção. A Olimpíada não será uma ação isolada. Temos ouvido muitas pessoas e trabalhado para fortalecer o esporte em todo o Paraná. Só em Londrina são 113 atletas e 12 técnicos contemplados com o programa Talento Olímpico. O prefeito Kireeff demonstrou todo o seu comprometimento e esse entrosamento que estamos tendo é fundamental. Estamos mais alinhados do que nunca e teremos ações freqüentes na cidade, como a construção de campos de futebol sintético, um projeto que fomos buscar referência na Alemanha com a ajuda do Élber.”
O técnico de taekwondo Fernando Madureira, conveniado da FEL, aprovou a reunião com a comunidade esportiva. “É um momento de nós demonstramos que também estamos com vontade. Não podemos só cobrar, temos que apresentar bons projetos em contrapartida. Talvez não tenhamos condições de apresentar essa contrapartida em dinheiro, mas temos nossa mão de obra, entendemos do que fazemos e podemos colocá-la a disposição, com projetos sociais e de iniciação esportiva por exemplo. Não existe esporte de rendimento sem o esporte social. Quero parabenizar a Prefeitura pela iniciativa.”
Fotos: Luiz Jacobs




