Enfrentamento à violência contra a mulher é tema de capacitação
No total, 150 profissionais participaram do módulo inicial do curso, que terá ainda mais cinco módulos, além de um seminário de encerramento
O 1º módulo do curso de capacitação dos profissionais que atuam na Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Sexual Contra a Mulher terminou na tarde de hoje (12). A ação é uma realização da Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, em parceria com o Governo Federal, através da Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República.
No total, 150 profissionais participaram do módulo inicial do curso, que terá ainda mais cinco módulos, além de um seminário de encerramento, totalizando um programa de 60 horas aula. O curso foi realizado no auditório do Hospital Zona Norte, no Conjunto Violim.
De acordo com a diretora de Enfrentamento da Violência Contra a Mulher, Lucimar Rodrigues, o objetivo primordial da ação é debater as questões de gênero e violência contra a mulher que acontecem na sociedade.
“É necessário que os órgãos e entidades que fazem parte da Rede de Enfrentamento à Violência estabeleçam fluxos e protocolos regulares de atendimento. Por exemplo, os profissionais que atuam nos serviços de saúde devem conhecer os demais serviços existentes no município, assim como devem estar preparados para identificar que as lesões na mulher foram ocasionadas por agressões”, observou a diretora.
Os próximos módulos estão previstos para ocorrer a cada 15 dias. Para fechar o curso haverá, nos dias 25 e 26 de novembro, o Seminário Regional sobre Violência contra a Mulher, com a participação dos 150 profissionais capacitados no curso e mais 150 gestores da região de Londrina.
Estabelecer uma articulação regional na implementação de políticas públicas de prevenção e de enfrentamento da violência contra a mulher, com o envolvimento dos municípios que compõem a região metropolitana de Londrina, é um dos objetivos do Seminário. Além disso, a diretriz é sensibilizar os gestores públicos sobre a temática como um todo.
Fotos: Luiz Jacobs