Londrina recebe encontro de religiões afro-brasileiras e mulheres de axé
Programação prevê palestras e debates sobre a saúde da mulher, a juventude negra e o patrimônio cultural
O V Encontro Municipal da Rede Nacional de Religiões Afro-brasileiras e Saúde e o II Encontro Municipal de Mulheres de Axé serão realizados amanhã (20), no sábado (21) e no domingo (22). As atividades serão no Ylê Axé Òpó Omim I, que fica na rua Maria José da Silva 17-A, no conjunto Maria Cecília.
Para participar, os interessados podem se inscrever através do e-mail yleaxeopoomin@hotmail.com ou ainda no local do encontro a partir das 18h da sexta-feira (20). Na sequência, às 19h30, o doutor Rui Leandro da Silva Santos, do Ministério da Saúde, abre os trabalhos abordando o Programa Juventude Viva.
Na programação, que se estenderá no sábado (21) e no domingo (22), estão previstas palestras e debates sobre temas como os direitos humanos, os terreiros e a juventude negra, a comunidade de terreiros e o SUS, os programas de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), o patrimônio cultural, a saúde da mulher, os saberes ancestrais, dentre outros.
De acordo com a organizadora dos eventos, Mãe Omin, dentre os objetivos da ação está a produção de uma cartilha explicativa sobre o acolhimento prestado nos terreiros, a atuação junto à comunidade, os saberes ancestrais e o trabalho de prevenção praticado nas Religiões de Matriz Africana e pelas Mulheres de Axé.
A ação é uma realização da Rede Nacional de Religiões Afro-brasileiras e Saúde (Renafro) e do Ylê Axé Òpó Omim I, um dos núcleos da Rede. A Prefeitura de Londrina apoia o evento por meio das secretarias municipais de Saúde e de Políticas para as Mulheres.




