Sanepar anuncia novas obras em Londrina
As melhorias devem ser finalizadas nos últimos meses de 2014; amanhã (21), a Companhia informou que iniciará uma nova etapa das obras
Na manhã de hoje (20), o prefeito de Londrina, Alexandre Lopes Kireeff, recebeu em seu gabinete o diretor de investimentos da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), João Martino Cleto Reis Junior, para debater a questão da distribuição e racionamento de água na cidade.
Durante o encontro, Reis Junior apresentou o cronograma de obras que estão e que serão executadas pela Sanepar em Londrina e em Cambé e explicou que o racionamento de água em diversas regiões da cidade deve-se às melhorias no Sistema Tibagi. Segundo ele, está sendo realizada a ampliação e duplicação desse sistema, que abastece 55% das duas cidades. As melhorias tiveram início em 2011 e devem ser finalizadas nos últimos meses de 2014.
“A Sanepar está desenvolvendo o maior investimento em curso no Paraná, dentro do Município de Londrina. Isso visa suprir uma necessidade de obra que estava há algum tempo represada e foi retomada. Estamos duplicando as adutoras do Sistema Tibagi, o que garantirá o dobro da capacidade desse sistema. Com esse investimento, o abastecimento passará de 55% para cerca de 70% feito pelo Tibagi. As obras garantem a Londrina uma tranquilidade no abastecimento até 2030”, disse Reis Junior.
O prefeito ressaltou a importância das obras na cidade. “Essas obras vão exigir de Londrina algumas medidas importantíssimas. Primeiro, o fortalecimento do uso racional da água. Isso é fundamental para que possamos passar esse verão com o mínimo de qualidade de abastecimento. Solicitei uma campanha de conscientização do uso da água para a Sanepar. Também reivindiquei que se faça um estudo a respeito do consumo mínimo. Hoje, os consumidores são obrigados a pagar pelo consumo mínimo de 10 m³ de água, o que não incentiva a economia de água”, disse Kireeff.
Amanhã (21), a Sanepar informou que iniciará uma nova etapa das obras, onde serão executadas 10 interligações no sistema de abastecimento. Devido a elas, as regiões norte, sul e leste de Londrina e toda a cidade de Cambé ficarão com o sistema de abastecimento interrompido durante oito horas. Os trabalhos dos técnicos devem iniciar às 8h e seguir até as 16h.
Fotos: Núcleo de Comunicação