Cidadão

Secretaria de Educação inaugura primeira parede de escalada para Educação Física

Até o final do ano, alunos de 30 escolas municipais receberão a modalidade de escalada horizontal para praticarem nas aulas de educação física

A Secretaria Municipal de Educação (SME) vai inaugurar na próxima segunda-feira (22), às 10h30, a primeira Parede de Escalada na modalidade Boulder, da rede municipal de ensino. A primeira unidade a receber o protótipo da parede de aventura será a Escola Municipal Cecília Hermínia Oliveira Gonçalves, localizada na rua Lourenço da Veiga, 241, no Jardim Sabará I, zona oeste.

Foto: Emerson Dias / NCom

Na modalidade Boulder, os participantes são desafiados a praticar travessias horizontais, sem a necessidade de equipamento de segurança. As paredes são feitas utilizando placas modulares de 160cm de largura por 220cm de altura e 18mm de espessura, e ficam de 30 a 40 cm de altura do chão, que estará protegido com placas de EVA ou tatames. Elas também contam com uma leve inclinação, para evitar que, ao deslizar, a criança machuque o joelho, e são montadas para serem usadas horizontalmente. Com isso, os alunos da rede municipal de ensino não terão perigo de sofrer quedas altas ou se machucar praticando a escalada indoor.

Segundo o coordenador dos projetos culturais e esportivos da rede municipal de ensino, Alexandre Segantin, inicialmente 30 escolas municipais irão receber a parede de escalada, que será entregue e instalada nos próximos meses. No momento, a empresa CRUX Agarras, vencedora da licitação, está confeccionando as placas. Ela tem o prazo contratual de 12 meses para realizar a produção e a instalação das placas, a contar deste mês. Para tanto, ela receberá R$ 390 mil. Cada escola receberá de três a cinco placas dependendo do espaço que elas têm para a instalação adequada, e, por isso, o valor médio de investimento em cada unidade será de R$ 13 mil.

“A produção dos materiais é feita em série, mas o tempo maior é realmente necessário para a confecção das placas em marcenaria. A empresa vencedora da licitação pretende confeccionar e instalar todas elas, nas 30 escolas, até setembro deste ano, mas o prazo dela é de 12 meses. A nossa intenção, enquanto Secretaria Municipal de Educação, é a partir do protótipo começarmos a fazer as análises técnicas para instalarmos em mais outras 30 escolas, até que no futuro todas elas tenham esse equipamento para a prática de esporte de aventura”, explicou Segantin.

Apesar de ser uma novidade na rede municipal de ensino de Londrina, a prática de esporte de aventura já vem sendo estimulada pelo governo federal, por meio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que os alunos devem ter na educação básica. Além disso, está cada vez mais comum encontrar muros de escalada, circuitos
de arvorismo e tirolesas em salões de festas infantis e locais onde essas práticas são destinadas.

Foto: Emerson Dias / NCom

Entre os benefícios da prática da escalada estão: o desenvolvimento de uma maior consciência corporal do praticante, identificando seus limites e suas potencialidades; o desenvolvimento de habilidades motoras e de coordenação; o aumento da massa óssea, evitando fraturas; aumento da flexibilidade e do equilíbrio; o aprender a lidar com os medos e as inseguranças; desenvolvimento da capacidade de concentração, de atenção e de foco; o desenvolvimento do pensamento tático e estratégico; o aumento da capacidade de resolver problemas e de fazer escolhas; o desenvolvimento da comunicação, do autocuidado, da empatia, cooperação, de saber lidar com a imprevisibilidade diante do cenário desafiador, da socialização, além de ser um momento de recreação para as crianças.

“Essa proposta está alinhada com a BNCC na unidade temática de Práticas Corporais de Aventura e presente no currículo da Educação Física da rede municipal. São diversas modalidades que podemos ensinar para as crianças, por isso antes da escolha pela parede de escalada, nós conversamos sobre segurança com especialistas no assunto, analisamos os riscos e vimos a possibilidade dessa prática, na modalidade Boulder, que dispensa a cadeirinha e o capacete, porque fica a apenas 30 cm do solo, com um tatame em baixo”, explicou o coordenador dos projetos culturais e esportivos da rede municipal de ensino.

Foto: Emerson Dias / NCom

Capacitação – No ano passado, os professores da rede municipal de ensino puderam participar da palestra do Dr. Dimitri Wuo Pereira, durante o Londrina Mais. Ele é um expert em escalada na escola como possibilidade estratégica de ensino para os anos iniciais. Além disso, para que os professores de Educação Física saibam como utilizar corretamente o equipamento, a Secretaria Municipal de Educação dará um curso de cerca de 4 horas para os professores de educação física, na segunda-feira (22). Cerca de 50 professores passarão pela capacitação que é voltada apenas aos professores de educação física das 30 escolas municipais que receberão inicialmente o projeto.

Quem vai receber – Inicialmente, vão receber a parede de escalada, as Escolas Municipais Cecília Hermínia Oliveira Gonçalves; Maria Tereza Meleiro Amâncio; Leonor Maestri de Held; Corveta Camaquã; Professora Geni Ferreira; Jovita Kaiser; Noêmia Malanga; Hélvio Esteves; Ignez Corso; Salim Aboriham; Eugênio Brugin; Joaquim Pereira Mendes; Mábio Gonçalves Palhano; Maria Carmelita Vilela Magalhães; Zumbi dos Palmares; Moacyr Teixeira; Francisco Pereira de Almeida Junior; José Garcia Villar; Maria Shirley Barnabé Lyra; Miguel Bespalhok; Maestro Roberto P. Panico; Roberto Alves Lima Junior; Edmundo Odebrecht; e Luiz Marques Castelo.

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos