Guarda Municipal divulga balanço dos atendimentos prestados nos últimos dias
A população pode acionar o serviço de segurança pelo aplicativo 153 Cidadão e pelo telefone de emergência 153

A Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Guarda Municipal (GM) de Londrina, informa o balanço dos atendimentos e serviços prestados pelas equipes durante o feriado prolongado de Corpus Christi, e também no final de semana, entre os dias 8 e 11 de junho.
Durante a noite da última quarta-feira (7), as equipes da inspetoria de Trânsito da Guarda Municipal fiscalizaram 70 veículos, sendo 60 carros e dez motos, durante uma blitz realizada na avenida Prefeito Faria Lima. Ao todo, foram lavrados 25 autos de infração, e recolhidos 13 carros e seis motocicletas para o pátio municipal, flagrados trafegando irregularmente.
Na tarde da última quinta-feira (8), por volta das 15h40, a central telefônica da GM recebeu uma denúncia de descarte irregular, informando que um homem estava jogando entulhos irregularmente em um fundo de vale do Jardim Maracanã, região oeste.
A viatura mais próxima foi acionada para verificar o caso, e quando os guardas municipais chegaram ao endereço, um homem foi flagrado com um carro e uma carreta reboque ainda com alguns materiais. Ele recebeu voz de abordagem e foi lavrado um termo de constatação de crime ambiental. Os guardas lavraram, ainda, um auto de infração de trânsito e recolheram o veículo ao pátio municipal.

Embriaguez ao volante – Uma equipe da GM realizava patrulhamento pelas imediações do lago Igapó 2, por volta das 2h30 de sexta-feira (9), quando se deparou com um veículo trafegando pela contramão na rua Bento Munhoz da Rocha Neto, próximo à Rua João Wyclif. Rapidamente, os guardas deram voz de abordagem ao condutor. Devido aos sinais de embriaguez, a equipe ofereceu o teste do etilômetro ao motorista e, na sequência, ficou comprovado que havia concentração de álcool no sangue. Por isso, ele recebeu voz de prisão em flagrante pelo crime de trânsito. O carro foi recolhido ao pátio e o condutor foi encaminhado para a delegacia de plantão da Polícia Civil.
Fiscalização de trânsito – Em patrulhamento pela rua Porto Alegre, região central, por volta de 1h do sábado (10), a GM flagrou um veículo sendo conduzido por um adolescente. Os guardas constataram que o motorista era um rapaz de 17 anos, o qual estava acompanhado por outros dois adolescentes.
O carro estava com as características originais alteradas, rebaixado. Após consulta junto ao sistema, a equipe descobriu que havia débitos referentes ao não pagamento das taxas de licenciamento anteriores. Os guardas lavraram os autos de infração de trânsito relativos às infrações flagradas e fizeram o recolhimento do carro ao pátio municipal. O tio de um dos adolescentes compareceu ao local da abordagem, assinou um termo de entrega, e levou os adolescentes para suas respectivas casas.
Tráfico de drogas – Por volta das 11h de sábado (10), uma equipe da Guarda Municipal realizava patrulhamento preventivo pelas imediações Escola Municipal Professora Geni Ferreira, localizada no Conjunto Avelino Vieira, região oeste, quando visualizou um homem abaixado próximo a uma árvore em atitude suspeita. Quando viu a viatura, o homem jogou algo no chão. Na sequência, os guardas municipais deram voz de abordagem e localizaram algumas porções de maconha. Com isso, ele recebeu voz de prisão em flagrante e foi encaminhado para a delegacia da Polícia Civil e vai responder pelo crime de tráfico de drogas.
Ato obsceno – Percorrendo a rua Sergipe, no Centro, por volta das 8h de domingo (11), uma equipe da GM visualizou um homem urinando dentro de uma lixeira de recicláveis, com o órgão genital visível. Quando os guardas foram advertir o homem, ele começou a proferir palavras de baixo calão e ameaças contra a equipe.
Por esse motivo, o cidadão recebeu voz de abordagem e, na sequência, voz de prisão pelos crimes de desacato, desobediência, ameaça e ato libidinoso em via pública. O suspeito foi encaminhado para a central de flagrantes da Polícia Civil. No traslado, o homem estava bastante agressivo e continuou proferindo palavrões contra equipe, além de cuspir na viatura. A ação foi registrada pela câmera corporal.
Maria da Penha – A central de emergência 153 da GM foi acionada por volta das 9h30 de domingo (11) para atender a uma denúncia de descumprimento de medida protetiva em uma residência localizada no Conjunto Parigot de Souza, região norte. A vítima informou que estava recebendo ameaças por parte do próprio filho, que estava em frente a sua casa.
Rapidamente a equipe da Patrulha Maria da Penha mais próxima da casa foi acionada para verificar. Ao chegar no local, os guardas municipais encontraram o homem e deram voz de abordagem. No sistema, constava que ele deveria se manter afastado da mãe. Posteriormente, a equipe conversou com a vítima e ela informou que o rapaz ameaçou colocar fogo na casa dela caso ela não desse dinheiro para ele. Por conta do ocorrido e do flagrante do descumprimento da medida protetiva, ele recebeu voz de prisão e foi encaminhado para a central de flagrantes.
Demais ações – As equipes da Patrulha Rural da Guarda Municipal ajudaram a reforçar a segurança da festa rural que aconteceu no distrito de Maravilha, região sul, no último sábado (10). Não houve registro de incidentes. Os guardas permaneceram em Ponto Base na praça e realizaram patrulhamento preventivo pelas ruas do local.
No domingo (11), a inspetoria responsável pelo turno coordenou os guardas municipais que trabalharam na equipe Gbike, que ficou disponível para cuidar da segurança dos cidadãos que frequentaram a região dos lagos Igapó, Zerão, entre outras áreas de lazer da cidade.