Unidades de Saúde intensificam trabalhos sobre diabetes
Todas as 52 unidades farão trabalhos de conscientização com os moradores da sua área de abrangência
Neste mês de novembro profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) vão intensificar os trabalhos de conscientização para a prevenção e o tratamento da diabetes. As atividades fazem parte da celebração do Dia Mundial do Diabetes, celebrado no dia 14 próximo.
De acordo com a coordenadora do Programa Municipal Saúde do Adulto, Juliana de Oliveira Marques, todas as unidades de saúde vão reforçar o debate sobre a doença nos grupos que participam das atividades desenvolvidas pelos profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da família (NASF). Ao todo, são 14 grupos em Londrina. “Os enfermeiros e os profissionais do Nasf conversarão com a população sobre a doença, farão atividades físicas, encontros informativos públicos e rodas de conversa. Tudo dentro dos encontros dos grupos”, disse.
O diabetes tipo 1 é uma doença autoimune, na qual ocorre a destruição das células produtoras de insulina e o corpo deixa de produzi-las. É mais frequente em pessoas com menos de 35 anos. Já a diabetes tipo 2 possui fator hereditário maior do que no tipo 1 e está relacionada, muitas vezes, com a obesidade. O corpo produz insulina, mas é incapaz de absorvê-la.
O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991, pela International Diabetes Federation (IDF) em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS) em resposta ao crescente número de pessoas com a doença. De acordo com o Ministério da Saúde, de 2000 a 2010, o diabetes foi responsável por mais de 470 mil mortes em todo o Brasil.Foto: fonte www.saude.go.gov.brindex.phpidMateria168755