Lei incorpora 8 municípios à Região Metropolitana de Londrina
Área passa a abranger 26 municípios e aproximadamente 850 mil habitantes
O governador Beto Richa sancionou na quinta-feira (14) a lei complementar número 164/2013, a qual inclui oito municípios à Região Metropolitana de Londrina. Com isso, a área passa a abranger 26 municípios e aproximadamente 850 mil habitantes.
Passam a fazer parte da região os municípios de Centenário do Sul, Uraí, Guaraci, Prado Ferreira, Miraselva, Lupionópolis, Rancho Alegre e Sertaneja. Juntos, somam uma população de cerca de 56 mil habitantes.
De acordo com o prefeito de Londrina, Alexandre Lopes Kireeff, com a medida “as cidades incorporadas terão acesso a programas e políticas públicas dos governos federal e estadual, geralmente exclusivos a grandes cidades”. Ele disse também que a melhora na qualidade dos serviços públicos das pequenas cidades metropolitanas diminuirá a busca pelos serviços em Londrina.
Os prefeitos das cidades incorporadas à região destacaram os benefícios da medida, como o direito a mais verbas em projetos junto aos governos federal e estadual, a integração do transporte metropolitano, com tarifas padronizadas, além da participação em planejamentos conjuntos para desenvolvimento da economia, expansão da infraestrutura e fortalecimento da associação dos municípios.
A sanção à lei foi em Cornélio Procópio, em solenidade no aeroporto da cidade. Participaram do evento, além do governador e do prefeito de Londrina, os prefeitos das cidades beneficiadas, os secretários estaduais do Meio Ambiente, Luiz Eduardo Cheida, e do Emprego e Trabalho, Luiz Cláudio Romanelli, e o deputado federal Abelardo Lupion.
Foto: Agência de Notícias do Estado do Paraná