Projeto de Lei disponibiliza estádio VGD para o LEC
Ao justificar a medida prefeito Kireeff aponta trabalho social e conquistas no futebol
O prefeito Alexandre Kireeff encaminhou à Câmara Municipal projeto de lei que autoriza o Executivo a ceder, em permissão de uso comum, o Estádio Vitorino Gonçalves Dias (VGD) para o Londrina Esporte Clube (LEC). Para justificar sua decisão o prefeito levou em conta vários fatores entre eles o fato do LEC atender carentes de 6 a 18 anos encaminhando-os para práticas de esportes. É uma ótima oportunidade de iniciação esportiva e o LEC ainda promove a inclusão social, reduzindo ou eliminando totalmente o risco da vulnerabilidade social de 320 crianças e adolescentes.
O LEC é patrimônio cultural e esportivo de Londrina, com um histórico de grandes eventos, especialmente apoiado pelos nossos cidadãos em momentos de glória futebolística.
O prefeito fez constar na justificativa que o LEC é o time de futebol profissional de Londrina com vaga garantida no Campeonato Paranaense e está habilitado a resgatar o bom futebol na cidade, trazendo grandes equipes estaduais e equipes de nome nacional. O futebol movimenta o comércio e cria oportunidades de trabalho para os pequenos vendedores.
Outra razão para a permissão de uso do VGD para o LEC é o fato do Campeonato Paranaense começar em janeiro de 2014 e que há forte perspectiva do Estádio do Café, em breve, ser interditado por vários meses para substituição do gramado. Conforme, ainda, justificativa do Projeto de Lei, o LEC está sob intervenção da Justiça do Trabalho e, por esse motivo, há perspectiva concreta de reorganização da entidade mediante saneamento dos seus débitos. Junte-se a isto o fato de contar com uma gestão profissional.