Líderes comunitárias são capacitadas para elaboração de projetos
Mais de 20 representantes de diversos segmentos da cidade participaram do curso
A Secretaria Municipal de Políticas Para Mulheres, em parceria com o Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e com o apoio do Proext-Mec/SESu, órgão destinado a fomento de projetos de extensão do MEC, finalizaram ontem (28) um curso de elaboração em projetos sociais com perspectiva de gênero, que capacitou mais de 20 líderes de diferentes áreas que contribuem para políticas de igualdade de gêneros na cidade.
A turma se reunia desde 3 de outubro. Foram dez encontros que totalizaram 40 horas de curso com profissionais da UEL, da Prefeitura e convidados com experiência na área. Coordenadoras de Organizações Não Governamentais, Associações de Mulheres, Conselhos Municipais e movimentos sociais compuseram o grupo.
A assessora da Secretaria Municipal de Políticas Para Mulheres, Elaine Galvão, acredita que o objetivo do curso foi atingido. “A atividade final do curso era a elaboração de um pré-projeto de intervenção. Os grupos apresentaram pré-projetos viáveis com grandes perspectivas de aplicação. O que era um exercício de formação pode se concretizar. Nós capacitamos e qualificamos essas líderes para que agora busquem parceiros e recursos para colocar o projeto em prática.”
A cientista social e educadora, Gislene Gaion, participou de todos os encontros e aprovou a iniciativa. “Nós tivemos oficinas teóricas e práticas. Foi o primeiro contato de muitos dos participantes com elaboração de projetos. Vamos continuar nos encontrando mesmo com o fim da capacitação para aprimorar o projeto e torná-lo realidade. O curso foi muito proveitoso.”