Guarda Municipal recupera retroescavadeira roubada no distrito de Maravilha
Denunciante ligou no telefone 153 e informou onde a máquina estava escondida; GM prendeu homem por ameaça a agente público usando simulacro de arma de fogo

A Central de Emergência 153 da Guarda Municipal de Londrina recebeu denúncia, no início da tarde de quarta-feira (19), informando o local onde estaria uma retroescavadeira que havia sido roubada na noite de terça-feira (18), a aproximadamente 2km da rodovia, perto do distrito rural de Maravilha. O maquinário pertence a uma empresa terceirizada que presta serviços para Prefeitura.
Imediatamente a equipe da Patrulha Rural da GM se deslocou até o endereço informado pelo denunciante e conseguiu localizar a máquina escondida em um matagal. A empresa responsável pelo equipamento foi acionada para fazer o reconhecimento e, na sequência, a viatura da guarda fez a escolta até a delegacia da Polícia Civil, que também prestou apoio.
O motorista da retroescavadeira, Diego Pires, contou como foi a ação dos criminosos. “Eu estava trabalhando na terça-feira e por volta das 11h20 dois homens apareceram, me renderam, me amarraram e me deixaram no meio do mato por aproximadamente 40 minutos até eu conseguir me soltar e chamar por ajuda. Eles mostraram a arma, um revólver calibre 38. Com o apoio da Guarda Municipal, equipe muito atenciosa e prestativa, conseguimos recuperar o trator. Agradeço todo apoio”, disse.
Simulacro de arma de fogo
Na tarde de quarta-feira (19) as equipes da Inspetoria de Trânsito da Guarda Municipal, em conjunto com fiscais da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), realizavam uma blitz na avenida Lucílio de Held, esquina com a rua Pastor Judithe do Carmo, região norte, quando um motociclista tentou escapar do bloqueio.

Ele foi orientado pelo agente da CMTU, porém proferiu palavras de baixo calão e sacou um simulacro de arma de fogo. O servidor conseguiu empurrá-lo e pedir ajuda da Guarda Municipal, que deu voz de abordagem ao homem. Durante revista pessoal, foi encontrado um canivete com cabo de soco inglês.
O motociclista também proferiu ameaças contra o agente público. Ele recebeu voz de prisão e foi encaminhado para a central de flagrantes da Polícia Civil, para que o caso fosse analisado pela autoridade policial de plantão.
Criança encontrada
Uma equipe da Guarda Municipal realizava patrulhamento preventivo pelas imediações da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Sabará, região oeste, por volta das 14h30 de quarta-feira (19), quando foi parada por uma mulher que pediu apoio. Ela solicitou ajuda para localizar a irmã de 11 anos que havia saído de casa no começo da tarde, no Jardim Olímpico, e sem ninguém perceber.
Após anotar as informações e características da criança, a equipe da GM realizou buscas pela região. Aproximadamente duas horas depois, os guardas receberam informações de que a menina havia sido encontrada pelo pai próximo à empresa Cacique, na região oeste.
Segundo o inspetor da GM Romulo Anzoategui, além do esforço para localizar, a equipe prestou orientações à família. “Assim que a família entrou em contato com nossa viatura para informar que a criança tinha sido localizada, fomos até a casa dela para verificar se estava tudo certo. Equipes da PM e dos Bombeiros também auxiliaram nas buscas. E, além do apoio prestado na busca, deixei o contato do serviço de assistência social da Prefeitura para que a família procurasse em caso de necessidade de apoio psicológico”, informou.