Autonomia é tema da 22ª Semana Municipal da Mulher
Programação completa está disponível no www.londrina.pr.gov.br/secretariamunicipaldepolíticasparamulheres
Números musicais como “Mulher Brasileira”, de Benito di Paula, e “Garota de Ipanema”, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, entoados por coral feminino composto por oito mulheres, abriram oficialmente a 22ª Semana Municipal da Mulher, que tem como tema a “Autonomia das mulheres em todas as dimensões da vida”, hoje (10), no hall de entrada da Prefeitura. Durante a cerimônia Vilma Santos de Oliveira, a Yá Mukumby, assassinada em agosto de 2013, foi homenageada. A programação completa da Semana está disponível em www.londrina.pr.gov.br/secretariamunicipaldepolíticasparamulheres .
Na oportunidade, a Prefeitura lançou o “Boletim Lilás”, um informativo especial on line. São matérias sobre mulheres que atuam no serviço público municipal em funções consideradas, normalmente, masculinas, como por exemplo: coveiro motorista. Além disso, a secretária de Políticas para as Mulheres, Sônia Medeiros, também assina um artigo. As matérias estão disponíveis no portal da Prefeitura – www.londrina.pr.gov.br .
Para Sônia Medeiros, é motivo de orgulho trabalhar em prol não só das mulheres vítimas de violência, mas também visando a inclusão feminina e a igualdade de condições entre homens e mulheres. Para ilustrar, a secretária citou condições de trabalho a que foram submetidas operárias do século XIX. “Trabalhavam tanto quanto ou mais do que os homens, em jornadas exploratórias de 16h diárias, ao passo que a desigualdade da contraprestação financeira entre os gêneros era enorme. Infelizmente, ainda hoje, a sociedade vivencia o tratamento desigual. A igualdade irá propiciar dias melhores para todos”, disse.
A juíza da Vara Maria da Penha, Zilda Romero, ao afirmar que o número de denúncias de violência praticada contra as mulheres tem crescido questionou se tal situação é fruto do aumento da violência ou da coragem das mulheres em denunciar. Ela disse que atualmente são 1.758 medidas protetivas de urgência (imposição pelo Judiciário de distância mínima que o homem deve manter da mulher) vigentes.
Mulher na Prefeitura
De acordo com levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Recursos Humanos, 72% do total de 8.727 servidores municipais são mulheres. Além disso, 64% das 657 funções de confiança no Executivo municipal são ocupadas por elas. Com 40% das pastas municipais, a participação feminina também é significativa no primeiro escalão da atual administração.
Ao comentar os números a secretária de Recursos Humanos, Kátia Gomes, observou que a ocupação de espaços pelas mulheres transcende o preenchimento de vagas propriamente ditas, no sentido de que paralelamente as conquistas representam também a redução de outras mazelas da sociedade como os preconceitos raciais e religiosos.
Participaram da solenidade o vice-prefeito Guto Bellusci, os vereadores Lenir de Assis, Sandra Graça, Tio Douglas e Vilson Bittencourt, e secretários municipais.
Fotos: Luiz Jacobs