Londrina vacina 2.200 meninas contra HPV
Em três dias de campanha, o município aplicou 2.200 doses de vacinas em meninas com idade entre 11 e 13 anos
A Secretaria Municipal de Saúde divulgou hoje (13) o resultado da campanha de vacinação contra o Papilomavírus, o HPV, iniciada no dia 10 de março até as 12h00 desta quinta-feira (13). Foram vacinadas 2.200 meninas, com idade entre 11 e 13 anos, número considerado positivo em relação à quantidade de doses que o município recebeu, de 4.900. A expectativa é de que 12 mil jovens sejam vacinadas nos primeiros 30 dias de campanha. A vacina contra o HPV passou a fazer parte do calendário básico de vacinas.
A vacina é quadrivalente, ou seja, previne contra quatro tipos de HPV. Dois deles (tipos 16 e 18) são responsáveis pela maioria dos casos de câncer colo-uterino no país. O Ministério da Saúde recomenda que a vacina seja tomada antes da iniciação da vida sexual, para que a jovem não tenha tido um possível contato com o vírus. Outra recomendação é de que as meninas estejam acompanhadas de pais ou responsáveis e munidas da carteirinha de vacinação.
O Ministério da Saúde propôs que sejam aplicadas três doses da vacina. A primeira nesta primeira etapa da campanha, iniciada no dia 10 de março com término no dia 10 de abril; a segunda dose após seis meses, ou seja, em setembro e outubro e a terceira e última após cinco anos, a contar da aplicação da segunda dose.