Londrina sedia encontro nacional de Teatro de Rua
Artistas de todo o país ficam na cidade até o dia 27 realizando debates e apresentações gratuitas em espaços públicos
Londrina está sediando o Encontro Nacional da Rede Brasileira de Teatro de Rua (RBTR). As atividades vão até quinta-feira (27), quando será realizado um cortejo dos participantes no Calçadão de Londrina. O evento é organizado pelo Movimento dos Artistas de Rua de Londrina (MARL) e coloca em pauta a importância da arte pública.
Um dos objetivos do encontro é discutir e promover a ocupação de espaços públicos pelos artistas que exercem sua arte de forma gratuita para a comunidade. Grupos de todo o país estão na cidade para participar do encontro. Amanhã (25), às 10h, na Praça da Bandeira, a programação reúne “Risoflora”, de Edna Aguiar, “Notícias artesanais, poemas industriais”, com Pedro José e Família IML.
Durante os períodos da tarde e da noite os participantes se reúnem para discussões relacionadas às artes públicas. Os encontros estão sendo realizados na Chácara Shekinah, na Estrada do Limoeiro, 6.000, onde os artistas de fora estão hospedados.
Dentre os participantes estão os grupos, “Experimental Vivarte”, do Acre, “Baião de Dois”, de Amazonas, “Gueto Poético” e “Núcleo Itinerante de Artes Cênicas”, da Bahia, “Teatro de Caretas”, do Ceará, “Quem tem Boca é pra Gritar”, da Paraíba, “Tá na Rua”, do Rio de Janeiro, “Buraco do Oráculo”, “Núcleo Pavaneli” e “Rosa dos Ventos”, de São Paulo, “Oi Galê”, do Rio Grande do Sul. De Londrina participam os coletivos “Núcleo Ás de Paus”, “Exército contra Nada”, “Teatro de garagem”, “Maracatu Semente de Angola”, Família IML, Teatro Kaos e outros.
Para a realização do Encontro o MARL conta com o patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) e o apoio do Sesc, da Universidade Estadual de Londrina, das Vilas Culturais Alma, Kinorte e Usina Cultural, Padaria Central, Naka Tur, Shekinah Acampamento e Lazer, La Mesa Restaurante e Limp Brilho.