Destaques

Profissionais da saúde participam de treinamento

Profissionais de saúde participam de especialização

Projeto Gestão da Clínica no SUS especializará os servidores municipais por meio de parceria firmada entre Hospital Sírio-Libanês e Ministério da Saúde

 

Nesta quarta-feira (2), às 11h, acontece a aula inaugural das três especializações que serão ministradas através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), em Londrina. A atividade acontecerá no auditório da Unopar – Campus Piza, que fica na avenida Paris, 675.

Mais de 100 funcionários públicos que atuam no SUS de Londrina vão participar. Eles foram escolhidos de acordo com as demandas identificadas pelos gestores. As aulas serão desenvolvidas em parceria com o Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa e o Ministério da Saúde, onde haverá especialização em Gestão da Clínica; Regulação em Saúde no SUS e Educação na Saúde para Preceptores do SUS.

As aulas iniciam em abril e seguem até dezembro, com atividades semipresenciais e carga horária total de 360 horas. Essa é a primeira vez que Londrina recebe a iniciativa.

De acordo com a facilitadora e coordenadora interina de Estratégias e Pesquisa  da Secretaria Municipal de Saúde, Sueli Inocente, estas especializações qualificarão a mão de obra dos funcionários que exercem diariamente o atendimento ao SUS. Desde novembro de 2013, foram treinados 10 facilitadores para ajudarem no desenvolvimento dos cursos em Londrina.

Sobre os cursos

A especialização em Gestão Clínica visa promover maior compreensão sobre as diferentes modelagens de atenção à saúde e utilização de ferramentas que permitam melhoria na qualidade do serviço e no atendimento às necessidades do paciente, da família e dos grupos populacionais do município.

Já a capacitação sobre “Regulação em Saúde” tem por objetivo a construção de projetos aplicativos, viáveis e relevantes para a qualificação da regulação nas regiões de saúde dos preceptores, que são os profissionais da saúde que podem dar palestras, cursos e capacitações. Ou seja, o curso repassa conhecimentos para a incorporação e utilização de ferramentas e tecnologias voltadas à garantia de acesso e integralidade do cuidado à saúde.

A terceira especialização, Educação na Saúde para Preceptores do SUS, visa orientar as atividades educacionais com graduandos, técnicos e pós-graduandos para o desenvolvimento de um perfil ancorado nos princípios do SUS, de integridade do cuidado e equidade da atenção.

São apoiadores das especializações o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e de Instituições de Ensino Superior do país.  

Foto ilustrativa: N.Com

 

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos