Campanha de devolução de livros prossegue nas bibliotecas municipais
Leitores com empréstimos de livros atrasados estão sendo conscientizados a regularizarem o cadastro sem multas ou penalidades

Com o intuito de conscientizar o público leitor de Londrina, o Sistema de Bibliotecas Públicas do Município (SBPML) lançou a campanha “Compartilhe Conhecimento: Devolva o Livro”, a fim de incentivar a devolução voluntária de livros emprestados para que mais pessoas possam ter acesso a essa fonte de conhecimento. A campanha prossegue até o dia 30 de outubro. Os livros podem ser devolvidos em qualquer biblioteca do Sistema de Bibliotecas Públicas do Município de Londrina. Para isso, basta entrar em contato com a biblioteca escolhida e agendar uma data e horário para fazer a devolução.
Com o apoio dos leitores, a ideia é criar um ciclo de compartilhamento de conhecimento duradouro, ajudando a revigorar as bibliotecas e construindo uma comunidade mais enredada. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e busca, por meio da sensibilização e informação, garantir que o acervo municipal de livros fique sempre disponível a todos.
No decorrer da campanha, as bibliotecas municipais estão expondo frases de incentivo à adesão da campanha, como “Comece seu dia devolvendo o livro” e “Sim, eu devolvo”. Também estão exibindo casos curiosos de devolução de livros pelo mundo, como livros devolvidos com mais de 100 anos de atraso, entre outros.
Conforme a diretora de bibliotecas da SMC, Leda Araújo, essa iniciativa visa a devolução voluntaria de livros, pois muitas vezes a pessoa empresta, muda de endereço, viaja ou esquece de devolver os exemplares. “O objetivo é criarmos esse vínculo com a comunidade e trabalharmos a conscientização de que o livro não é meu, não é seu, ou seja, o livro é nosso, e todos nós temos direito ao acesso. Neste sentido, fortalecemos as bibliotecas mantendo o fluxo de informação viva”, disse.
Benefícios e incentivos – Quem colaborar com a devolução dos livros, poderá concorrer a prêmios especiais, após preencher um cupom quando fizer a entrega dos livros nas bibliotecas. Serão sorteados vale-descontos em livros nos sebos e livrarias, tais como:Sebo Capricho (lojas da rua Mato Grosso, 211 e Rua Prefeito Antônio Fernandes Sobrinho, 50B; Loja Ciranda (rua Prefeito Hugo Cabral, 656); Olga, a Livraria (rua Pio XII, 313).
Também haverá sorteio de dez obras publicadas com incentivo do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic): A doce vingança (Mário Romagnolli); O poeta da rebeldia (José Antonio Pedriali); Só quero falar de alegria (Isabel Santta Cecília); O mensageiro dos Deuses (Marcelo de Carvalho Santos); Londrina e sua cultura musical: nascimento e evolução (Semiramis Hermes Lück (Mimi Lück); Para preservar o planeta (com a gente dentro)! – Lara Haddad; Jussara, o besouro e o mundo (Luis Henrique Mioto); Continhos de Londrina (Isabela Cunha); Benedito e as coisas (Luis Henrique Mioto); e História de todas as idades (Lara Haddad).
Outros atrativos serão ingressos para eventos culturais, espetáculos e apresentações, por meio da Diretoria de Incentivo e do Promic; marca-páginas confeccionados por servidores das bibliotecas; e convites para participação em eventos especiais promovidos pelo Sistema de Bibliotecas, como forma de agradecimento pelo compromisso com a campanha.
Poderão participar dos sorteios os leitores que estão com livros atrasados há mais de três meses, ou seja, os usuários que emprestaram livro até o mês de junho de 2023 e ainda não devolveram. Cada leitor terá direito a um cupom, independentemente do número de livros que possua em atraso. O sorteio será realizado no dia 1º de novembro deste ano.
Texto: Daiane Dutra, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina