GM divulga balanço das atividades e ocorrências atendidas no final de semana
Instituição prestou atendimentos da Patrulha Maria da Penha, fiscalização de trânsito e apoio a servidor público, entre outras ações

A Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Guarda Municipal (GM) de Londrina, divulga os principais atendimentos realizados pela instituição durante o último fim de semana, entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro.
A equipe do Grupo de Operações com Cães (GOC), da Guarda Municipal de Londrina, participava da operação “Vida nos Bairros” durante a noite de sexta-feira (29) quando foi chamada para prestar apoio para a equipe de motos da GM. Os guardas foram acionados para averiguar uma denúncia relativa a um esconderijo de drogas na região do Marco Zero, próximo à Rodoviária.
Com apoio da agente canina Hera, as equipes conseguiram localizar diversas porções de entorpecentes, totalizando 46 gramas de crack e 37 gramas de cocaína, que estavam preparadas para a venda. Não foi possível localizar o proprietário das drogas, e os objetos foram recolhidos e encaminhados para a central de flagrantes.
Lei Maria da Penha
A Guarda Municipal foi chamada pelo telefone de emergência 153, por volta das 23h de sexta-feira (29), para atender uma denúncia de descumprimento de medida protetiva em uma residência localizada no Conjunto Franciscato, região norte. A solicitante informou que havia sofrido agressões por parte do companheiro e que queria representar contra ele na delegacia.
Imediatamente, a Patrulha Maria da Penha foi até o endereço e conversou com a vítima. Ela informou que, durante conversa com o homem, ele atirou o celular contra ela e posteriormente começou a proferir agressões verbais.
Os guardas municipais conseguiram localizar o indivíduo dentro da residência. Diante dos fatos, ele recebeu voz de prisão. As partes foram encaminhadas para a delegacia de plantão da Polícia Civil, e o suspeito vai responder pelo crime de violência doméstica.
Agressão a servidor
Por volta das 21h de sábado (30), a Guarda Municipal foi chamada para atender uma ocorrência na Unidade Básica de Saúde do Conjunto União da Vitória, região sul. No local, uma servidora do posto havia flagrado um homem desferindo um golpe em um médico que estava de serviço.
A equipe que faz ronda pela região foi até o endereço, conversou com a vítima e em seguida localizou o suspeito. Diante da intenção do servidor público em formalizar a representação contra o agressor, os guardas municipais deram voz de prisão ao suspeito e, na sequência, as partes foram encaminhadas para a delegacia de plantão.
Fiscalização de trânsito
Uma equipe da GM realizava patrulhamento preventivo pelas imediações da Praça Rocha Pombo, região central, por volta da 1h30 de domingo (1º), quando se deparou com um carro com som extremamente alto no cruzamento da rua Benjamin Constant com a avenida São Paulo.
O agente de trânsito da GM consultou a placa do carro no sistema e identificou que havia um débito de R$ 5.196,43 na documentação, e que o veículo não estava licenciado para trafegar. Durante abordagem ao condutor, o homem não apresentou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Diante dos fatos, a equipe lavrou os autos de infração de trânsito correspondentes e removeu o veículo ao pátio municipal.

Lago Cabrinha
Uma equipe da GM em patrulhamento pelo Lago Cabrinha, durante a noite de ontem (1º), avistou um veículo estacionado no jardim público, e outro transitando pelo espaço. Ambos os condutores foram abordados. Durante a consulta, foi possível identificar que os dois carros estavam com pendências na documentação. Foram lavrados os autos de infração de trânsito e feito o recolhimento ao pátio municipal.
Demais ações

As equipes da Guarda Municipal prestaram apoio em todos os locais de votação durante o período da eleição do Conselho Tutelar, que ocorreu durante todo o domingo (1º). Os guardas municipais realizaram rondas preventivas a fim de garantir o bom funcionamento do processo eleitoral, e inclusive para garantir a segurança dos servidores públicos envolvidos na ação. Não houve registro de incidente.
No decorrer do fim de semana, o serviço de segurança pública foi intensificado pelas equipes da GM ao redor das unidades de saúde, áreas de lazer, centros esportivos, praças e outros locais onde havia concentração de pessoas. A Guarda Municipal está à disposição da população por meio do aplicativo 153 Cidadão, e pelo telefone de emergência 153.