Cidadão

Atleta londrinense conquista medalha de bronze em campeonato de taekwondo

Matheus Luz competiu na categoria até 87 kg; o campeonato foi realizado no Rio de Janeiro e contou com a participação de mais de 100 atletas

Entre 22 e 24 de setembro, o Rio de Janeiro foi palco do Campeonato Pan-Americano President’s Cup, o maior evento open de taekwondo das Américas. O campeonato contou com a participação de mais de 100 atletas vindos de todo o continente americano, representando 15 países, incluindo o Brasil.

O torneio é de grande importância, já que concede 20 pontos no Ranking Mundial e Olímpico, além de garantir ao campeão uma vaga direta para o campeonato do ano que vem. E, para os medalhistas brasileiros, é destinada uma bolsa atleta internacional patrocinada pelo Governo Federal.

Sete atletas da equipe Madureira de Taekwondo, de Londrina, competiram no campeonato, e o atleta Matheus Luz, da categoria adulto – até 87kg conquistou o terceiro lugar, trazendo para a equipe Madureira sua sexta medalha.

Divulgação

De acordo com Luz, a competição foi de alto nível, pois reuniu diversos atletas que estão entre os melhores do mundo. “Me trouxe muita experiência e fico muito feliz por ter conquistado a medalha, mas sei que posso mais, e estou muito motivado para as próximas competições”, disse.

Em novembro, o lutador competirá no Peru Open de Taekwondo, na cidade de Lima, e também pretende participar de outros torneios internacionais até o fim do ano. O treinador do atleta, Diogo Freire, destacou que o desempenho de Luz foi muito bom, e lembrou que há duas semanas ele já tinha se consagrado vice-campeão no Argentina Open de Taekwondo.

A equipe Madureira conta com patrocínio da Prefeitura de Londrina, através do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe), da Fundação de Esportes de Londrina (FEL).

Conforme Freire, o patrocínio ajuda tanto na categoria juvenil quanto na adulta. “Através do Feipe, a gente consegue participar das competições, e os atletas são beneficiados com transporte, inscrições, uniformes, materiais para treinamento e materiais para competição. Então, esse patrocínio nos ajuda muito, e se não fosse por ele, talvez a gente não conseguisse os resultados que temos”, disse.

O presidente da FEL, Marcelo Oguido, comentou que a medalha é uma importante conquista, e parabenizou o atleta e os envolvidos. “Sabemos do ótimo trabalho que a equipe Madureira faz, e isso é consequência da dedicação por parte dos atletas, do técnico Diogo Freire e dos outros integrantes”, declarou.

Texto: Rebeca Vernillo, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos