Espetáculos teatrais da Funcart são opções de lazer cultural neste sábado (11)
As apresentações fazem parte da formatura da turma de teatro regular e teatro musical da Funcart, e seguirão temporada após a estreia

No próximo sábado (11), a Escola Municipal de Teatro de Londrina, da Fundação Cultura Artística (Funcart), estreia dois espetáculos de formatura dos cursos de Teatro e Teatro Musical. A apresentação da peça “Viajantes do Futuro”, com texto de Maurício Arruda Mendonça, do curso de teatro, ocorre às 17h30 no pátio da Funcart (rua Souza Naves, 2.380 , Jardim Petrópolis), com entrada gratuita. Já a peça “Oz – Jornada Além do Arco Íris”, do curso de teatro musical, será exibida às 20h na sala Marcos Leão, também na Funcart. Os ingressos custam R$ 30,00 (inteira) e R$15,00 (meia-entrada) e podem ser comprados na secretaria da Funcart ou por contato no WhatsApp (43) 99619-1576.
A peça “Viajantes do Futuro”, com direção de Silvio Ribeiro e Carol Ribeiro, é uma comédia interpretada por 24 atores e atrizes da turma regular de teatro, que narra a história de Maurício Arruda Mendonça, imaginando um futuro onde a arte, principalmente o teatro, seria destruída. A peça conta sobre viajantes do futuro que voltam ao passado, recolhendo períodos históricos do teatro ocidental para entender o fazer do teatro.

Por sua vez, a apresentação musical de “Oz – Jornada Além do Arco-Íris”, é uma adaptação do grupo de teatro, interpretado por 13 alunos, e tem direção de José Silva, direção musical de Monique Kodama e direção coreográfica de Eduarda Nishikawa. A peça conta a história de Dorothy, que é transportada para o mundo mágico de Oz, onde ela se vê em uma aventura, juntamente com seus novos amigos Espantalho, Leão Covarde e Homem de Lata, para encontrar o Grande Mágico, a única pessoa capaz de enviá-la de volta para casa.
O coordenador da Escola Municipal de Teatro da Funcart e um dos diretores da peça “Viajantes do Futuro”, Silvio Ribeiro, disse que os dois espetáculos começaram a ser pensados e montados no começo deste ano e que a preparação está intensa. “Vai chegando essa época e tudo se intensifica, porque ainda é tudo muito artesanal, desde a feitura do figurino, cenografia e tudo mais que compõe o fazer teatral”, disse.
Ambas apresentações seguem em temporada após a estreia. “Viajantes do Futuro” terá outra apresentação no dia 15 de novembro, às 16h30, no Zerão. A outra sessão de “Oz – Jornada Além do Arco-Íris” será no dia 12 de novembro, às 20h, na sala Marcos Leão, na Funcart.
Texto: Rebeca Vernillo, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina