Servidora da Sema representa Londrina em 17ª Reunião Ordinária do Grupo R-20
A geógrafa Mariza Pissinati foi eleita 2ª secretária executiva do grupo, que orienta e apoia os municípios do Paraná na gestão dos resíduos sólidos

Na quarta-feira (8), a geógrafa da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), Mariza Pissinati, representou Londrina na 17ª Reunião Ordinária do Grupo R-20, promovida pelo Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável (Sedest). O encontro foi realizado em Curitiba, no Salão de Atos do Parque Barigui.
O R-20 é um grupo que orienta e apoia os municípios do Paraná na gestão dos resíduos sólidos, de acordo com as políticas públicas do estado. É formado por representantes de todos os 399 municípios paranaenses e dos consórcios que cuidam dos resíduos urbanos nas 20 regiões estabelecidas pelo Plano Estadual de Resíduos Sólidos.

As reuniões da iniciativa são realizadas com o intuito de que os municípios troquem informações e experiências sobre a gestão de resíduos sólidos, e para que recebam informações atualizadas e orientações dos órgãos ambientais estaduais. Cada uma das 20 regiões paranaenses tem um município polo, e Londrina é o polo da Região 5.
Pissinati é representante da Sema no Grupo R-20 desde que a iniciativa foi criada pelo Decreto Estadual nº 8.656/2013. Nessa última reunião, foi eleita a 2ª secretária executiva do grupo, e seu mandato no cargo será de dois anos.
De acordo com ela, uma das principais atribuições do cargo é contribuir para que o grupo se mantenha ativo e organizado. Isso é feito através de articulações com os representantes municipais e estaduais dos órgãos públicos atuantes na gestão de resíduos, bem como com as entidades privadas que têm responsabilidades sobre a destinação correta dos resíduos que são gerados em todo o estado.
“Londrina já contribui com esses objetivos, mas é a primeira vez que o Município elege um representante para um cargo oficial dentro da Secretaria Executiva, o que nos honra muito”, disse.
A nova secretária executiva também destacou a importância do cargo para a Sema, e disse que será uma oportunidade de promover a cidade de Londrina. “Vai promover mais visibilidade para Londrina, no estado e no país. Isso facilita o acesso e a comunicação da Sema com os entes que são ligados direta e indiretamente à economia circular”, explicou.
Texto: Rebeca Vernillo, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina.