SouLondrina lança nova coleção de souvenirs criativos
Neste ano, 18 produtores locais participaram da criação de 75 produtos com a identidade de Londrina, que foram reunidos em um catálogo on-line

Londrina acaba de ganhar uma nova coleção de souvenirs criativos com a identidade da cidade. Os 75 produtos, desenvolvidos por 18 empreendedores e artistas locais e reunidos em um catálogo on-line, foram apresentados, na última quinta-feira (14), no Hub de Turismo, no Boulevard Shopping. Todos os itens são resultado da quarta edição do Projeto SouLondrina.

O SouLondrina é uma ação coordenada pelo Sebrae/PR, Visite Londrina Convention Bureau e Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), que tem o apoio das governanças de Turismo e do Audiovisual (Lavi) e de diversas instituições que integram o Comitê Gestor do projeto.
Entre os novos souvenirs, estão canecas, travessas, xícaras e pratos de parede feitos de porcelana; café gourmet; chocolates, biscoitos e gotas de chocolate com café; guardanapo; tábua de servir; cerveja de café; copos de vidro; imãs em azulejo; copo térmico. O portfólio inclui, ainda, cachaça Londrina Esporte Clube; kit de jogo americano; sacola ecológica; carteira e porta moedas; trava de porta; porta-chaves; camisetas; bichinho; bandanas para pet; pelúcia de tubarão; boné; colar; chaveiro; quadros decorativos; cartão postal; difusor de aromas; cosméticos; cadernos; marcadores de páginas; e bolsinhas.

Veterana no projeto, a sócia-fundadora do Armazém do Café, Cristina Rodrigues Maulaz, conta que a empresa lançou dez novos produtos em 2023. Ela diz que a aceitação do público em relação às edições passadas foi muito boa, por isso, resolveu investir em novos souvenirs. Contratou uma designer para desenvolver embalagens de café com os principais pontos turísticos de Londrina e, também, criou outros itens, como lata de cappuccino, chocolates, biscoitos, boné.
“A gente ficou muito feliz em poder participar. Eu acho que é muito importante para o crescimento da cidade, para que as pessoas que venham levem uma lembrança característica de Londrina”, comemorou a empresária.
O sócio-proprietário da Tuba Store, a loja oficial do Londrina Esporte Clube, Tiago Palhares Lopes, disse que trabalha com diversos souvenirs da cidade e integrou o projeto não só como um dos pontos de vendas oficiais dos novos produtos, mas também para desenvolver novos itens, como quatro camisetas com estampas que remetem à história da cidade. “As pessoas buscam muito por souvenirs para presentear. Estamos com o Sebrae/PR desde o início, para trazer mais itens e expandir a marca Londrina”, afirmou.

A consultora do Sebrae/PR, Leda Terabe, conta que o Projeto SouLondrina foi lançado em agosto deste ano e os empreendedores inscritos passaram por uma série de capacitações e workshops para conhecer mais a fundo a história da cidade e desenvolver os souvenirs criativos, aprender a formatar preço de venda, noções de marketing e vendas. Os projetos apresentados passaram por uma curadoria e foram aprovados 75 produtos, que agora estão reunidos em um catálogo on-line, que poderá ser baixado no site do Visite Londrina Convention Bureau. “É um projeto que, além de atender a uma demanda do município, no setor do turismo, apoia o desenvolvimento de pequenos negócios”, destacou.
O presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Alex Canziani, apontou que a iniciativa é importante para o fortalecimento do turismo, assim como a geração de emprego e renda. Segundo ele, muitas pessoas que visitam Londrina desejam levar uma lembrança em forma de souvenir. “É outro passo que a gente dá para fortalecer mais o turismo na nossa cidade”, completou.
Os novos souvenirs de Londrina serão comercializados nos pontos de vendas exclusivos, que são o Sesc Cadeião – Museu do Café, Tuba Store e o Visite Londrina Convention Bureau, além de lojas, hotéis, restaurantes, eventos, feiras, sites e aplicativos que se interessarem pelos produtos via catálogo e fizerem contato direto com os produtores.
Texto: Assessoria de Imprensa do Sebrae Londrina