Banda Nova Funcart terá nova edição neste domingo (17)
O evento está previsto para começar às 17h, na Concha Acústica, e encerra a programação da Mostra Cultural Funcart - 30 Anos de Arte e Cultura

Para finalizar a programação da Mostra Cultural Funcart – 30 Anos de Arte e Cultura, o coletivo Banda Nova realiza nova edição neste domingo (17), das 17h às 20h. As apresentações musicais serão na Concha Acústica de Londrina, localizada na Rua Piauí, 130, Centro. Com entrada gratuita, o Banda Nova Funcart é aberto ao público em geral.

O público poderá desfrutar dos shows da artista londrinense, Heloisa Trida com o show “Mulheres do Brasil”, acompanhada por outras músicos que, juntos, irão promover uma homenagem às grandes vozes femininas da música brasileira. Outra atração será o Grupo Maracajá, responsável por proporcionar uma jornada musical única para o público ao misturar o estilo eletrônico com instrumentos acústicos e composições resultando em uma performance envolvente.
A Mostra Cultural Funcart é uma realização da Fundação Cultura Artística de Londrina (Funcart), com apoio e patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) via Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). Conta também com o patrocínio da Itaipu Binacional, apoio do Museu Histórico de Londrina e da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Segundo o coordenador de produção do projeto Banda Nova, João Ribeiro, a apresentação deste domingo (17) integra a Mostra Cultural. Dessa forma, dentro dos 30 anos da Funcart, da Escola de Dança e dos 28 anos da Escola de Teatro estão, também, os 14 anos da Banda Nova, que já caminha para sua 15ª edição e conta com projetos aprovados para o ano que vem.

Ribeiro contou que a escolha pela cantora Heloisa Trida e pelo Grupo Maracajá foi motivada pelo fato de que são dois grupos representativos, que trazem ao público londrinense uma amostra rica em uma Mostra Cultural tão importante. “A Heloisa é uma das joias de Londrina com uma voz incrível e uma capacidade de interpretação muito boa. Então, o show, acompanhado de músicos locais, conta com um repertório que vai desde Elizeth Cardoso até Marina Sena, prometendo surpreender os amantes da música brasileira. Já o Grupo Maracajá é uma banda londrinense em atuação há mais de cinco anos com uma sonoridade única, mesclando a magia da produção musical eletrônica com instrumentos acústicos como flautas e saxofones. Além disso, contam com uma performance no qual as letras trazem temáticas sociais, íntimas de uma forma bem animada com uma performance interessante”, ressaltou.
Com 14 anos, o Banda Nova, que surgiu como uma iniciativa da Funcart, busca incentivar bandas locais, oferecendo palco profissional e contribuindo para a difusão da música autoral em Londrina. A partir disso, o projeto proporciona a oportunidade de realizar apresentações de trabalhos artísticos com uma estrutura e equipe profissional ofertando uma série de apoios e serviços de incentivo.
Mostra Cultural Funcart – 30 Anos de Arte e Cultura
Desde o dia 11 de dezembro a Funcart reuniu uma programação de apresentações artísticas a fim de comemorar seus 30 anos de existência. Ao todo, foram realizadas, cinco apresentações durante o mês de dezembro que envolvem o ballet, teatro, performances e, por fim, o coletivo Banda Nova.
A Funcart nasceu em 1993, a partir da necessidade de um grupo de artistas e incentivadores da arte de organizar a produção artística que já acontecia de maneira descentralizada. Logo, são 30 anos de muita satisfação ao ver profissionais atuantes em palcos de todo o Brasil e que começaram no espaço.
Texto: Luiza Arlindo, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina.