Destaques

Projeto dá oportunidade para que artistas tenham portfólios audiovisuais gratuitos

Realizada pelo Coletivo Espaço Nave, sessão Abdusom selecionará quatro bandas ou artistas locais que serão o tema de vídeos produzidos para o YouTube

Artistas e grupos musicais de Londrina têm uma excelente oportunidade para divulgar seu trabalho. A sessão Abdusom está com inscrições abertas para a produção e veiculação gratuita de vídeos de apresentação de bandas e músicos da cidade e região.

O projeto é uma produção do Coletivo Espaço Nave, e é uma das iniciativas selecionadas pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC) para receber recursos financeiros do Governo Federal, por meio da Lei Paulo Gustavo.

As inscrições vão até o dia 26 de março. Para se candidatar, basta preencher e enviar o formulário que consta neste link. As propostas podem ser individuais ou coletivas, e devem ser compostas por músicas autorais dos artistas. Os resultados da seleção serão divulgados via e-mail em 2 de abril.

É importante destacar que o coletivo priorizará as inscrições de músicos de Londrina e região, mas a iniciativa também é aberta a artistas de outras cidades e estados. Nesses casos, porém, não serão cobertos os custos de viagens. “Nós achamos oportuno que pessoas de outros lugares se inscrevam, para conhecermos o que está rolando por aí. Além de proporcionar o intercâmbio cultural, essa é uma oportunidade de convidar esses artistas para participar de outras ações da Espaço Nave, além do Abdusom”, conta Lara Moratto, uma das idealizadoras do coletivo.

Este ano, a sessão selecionará, através do edital, quatro bandas ou músicos, que serão o tema de vídeos gravados e disponibilizados no canal do Youtube Espaço Nave. O material será produzido em formato de live-sessions (sessões ao vivo), com a performance de três músicas autorais pelas bandas/artistas. Além da produção do material audiovisual, os artistas terão direito a uma sessão de fotos e ao lançamento de seus produtos por meio das redes sociais do projeto e no YouTube. Todos os materiais produzidos serão entregues gratuitamente aos artistas, fazendo parte do portfólio dos escolhidos. Atualmente, o Abdusom já conta com 13 episódios gravados.

Foto: Coletivo Abdusom/Arquivo

Todas as gravações serão realizadas no Coletivo Espaço Nave, nos dias 21 de abril e 19 de maio, e poderão ser assistidas ao vivo e gratuitamente pelo público, mediante a retirada dos ingressos pela internet. Os horários, locais e a forma de disponibilização dos ingressos ainda serão divulgados pelos perfis do coletivo nas redes sociais.

Após a conclusão do projeto, os quatro episódios gravados na sessão Abdusom serão exibidos no Youtube e, posteriormente, na Concha Acústica de Londrina. Todas as exibições serão gratuitas e contarão com o apoio do Cine Cequinha. O evento de lançamento oficial vai ser no segundo semestre de 2024, em data ainda a ser divulgada.

Histórico – O Coletivo Espaço Nave iniciou seus projetos em junho de 2019. Segundo Lara Moratto, cada um dos seus integrantes atua com diferentes especialidades artísticas, mas o cerne do projeto é a música. Atualmente, Moratto leciona e trabalha com produções na área musical, mas também atua na produção cultural.

“Já no início da Nave, tínhamos muitas vertentes de atividades, como música, fotografia, artes visuais e produção cultural, entre outras. Então pensamos: ‘por que não unirmos todas as nossas potências em um projeto audiovisual?’. Essa foi uma das ideias-sementes do Abdusom”, enfatiza.

Tendo sido lançado de maneira independente em janeiro de 2020, o Abdusom busca proporcionar materiais de divulgação de qualidade a grupos e artistas que estão no início de suas carreiras na cena musical. Dessa forma, a iniciativa visa contribuir para o enfrentamento das dificuldades existentes na execução dos primeiros portfólios e materiais de apresentação pelos artistas independentes.

Outras informações e novidades do projeto são divulgadas no perfil de Instagram do Coletivo Espaço Nave.

Texto: Manu Barioni, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos