Cidade

Sema apresenta iniciativas de Londrina na 18ª Reunião Ordinária do grupo R-20

Encontro foi realizado em Curitiba, na última quinta-feira (7); geógrafa Mariza Pissinati falou sobre o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e o seu Programa de Educação Ambiental

A Secretaria Municipal do Ambiente de Londrina (Sema) participou, ontem (7), da 18ª Reunião Ordinária da Grupo R-20, em Curitiba, organizada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), em pareceria com a Escola de Gestão do Paraná. Esse foi o primeiro encontro da iniciativa em 2024, e a Sema foi representada pela geógrafa Mariza Pissinati, servidora da pasta.

No total,149 representantes de municípios compareceram à atividade, que contou também com transmissão on-line simultânea. O R-20 é um órgão consultivo com foco na implantação regionalizada da Política Nacional de Resíduos Sólidos e do Plano Estadual de Resíduos Sólidos. A reunião teve como foco a logística reversa, mas apresentou também questões envolvendo legislação e estratégias de comunicação para educação ambiental.

Foto: Sema/Divulgação

Em sua participação, Pissinati fez uma apresentação sobre o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) da Prefeitura de Londrina. De acordo com a Lei Federal 12.305/2010, esse documento é obrigatório para o acesso e obtenção de recursos públicos disponibilizados por programas federais destinados à limpeza urbana e ao manejo de resíduos sólidos. Além disso, a geógrafa da Sema, que também é a 2ª secretária executiva do R-20, discutiu o Programa de Educação Ambiental em Resíduos Sólidos que faz parte do PMGIRS.

“A Sedest e o Ministério Público do Estado do Paraná irão lançar, em maio, um Termo de Referência para que cada município elabore e execute um Programa Municipal de Educação Ambiental em Resíduos Sólidos. Londrina já está à frente, uma vez que o Município já desenvolve esse programa no âmbito do PMGIRS, que se encontra em execução. Por isso, a Sedest viu o nosso programa como referência e nos convidou a apresentá-lo na reunião do Grupo R-20”, afirmou Pissinati.

Composição – O R-20 é formado por representantes de todos os 399 municípios paranaenses e dos consórcios que gerenciam os resíduos urbanos nas 20 regiões estabelecidas pelo Plano Estadual de Resíduos Sólidos.

As reuniões da iniciativa são realizadas com o intuito de que os municípios troquem informações e experiências sobre a gestão de resíduos sólidos, e para que recebam informações atualizadas e orientações dos órgãos ambientais estaduais. Cada uma das 20 regiões paranaenses tem um município polo, e Londrina é o polo da Região 5.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos