Guarda Municipal divulga balanço dos atendimentos do fim de semana em Londrina
Equipes atuaram fortemente na segurança do trânsito e das mulheres vítimas de violência doméstica através da Patrulha Maria da Penha
A Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Guarda Municipal de Londrina, informa o resultado dos principais atendimentos e serviços prestados pela instituição durante o final de semana, entre os dias 8 e 10 de março.
Durante mais uma ação da operação “Vida nos Bairros” da Polícia Civil, uma equipe da GM realizava patrulhamento preventivo na região norte, por volta das 21h de sexta-feira (8), quando resolveu verificar um local suspeito de ser esconderijo de drogas.

Após procurarem entre entulhos, os guardas municipais localizaram oito pinos de cocaína que pesavam cinco gramas e também R$40,00. Os objetos foram recolhidos e encaminhados para a delegacia de plantão. Na ação, não foi possível localizar o proprietário do entorpecente.
Violência doméstica
A Guarda Municipal foi acionada por volta das 21h de sexta-feira (8) por parte de um morador de um condomínio localizado na região leste da cidade, para atender uma ocorrência de violência contra a mulher. A testemunha flagrou o agressor proferindo ameaças contra a companheira.
Imediatamente, a equipe da Patrulha Maria da Penha foi até o endereço e conseguiu localizar e dar voz de abordagem ao suspeito, porém ele resistiu e a equipe precisou utilizar o armamento de eletrochoque para contê-lo. Em seguida, a vítima relatou que naquele dia o esposo estava bastante agressivo, alcoolizado e que ainda suspeitava de que ele tivesse utilizado algum entorpecente antes de proferir os xingamentos e as ameaças.
Por isso, o homem recebeu voz de prisão em flagrante e as partes foram encaminhadas para a delegacia de plantão da Polícia Civil para que o fato fosse registrado. Durante o trajeto até a delegacia, o suspeito estava bastante agitado e acabou ocasionando danos no interior do camburão da viatura. Ele vai responder pelos crimes cometidos. A vítima foi orientada a solicitar uma medida protetiva de urgência junto à justiça.
Pendência na CNH
Por volta das 2h30 de sábado (9), a equipe da GM que patrulhava pela Maternidade Municipal Lucilla Ballalai, região central, flagrou um motociclista em atitude suspeita e optou por realizar uma ação de fiscalização de trânsito. O condutor recebeu voz de abordagem.
Os guardas não encontraram nada de ilícito, porém o motociclista estava com pendências na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o escapamento da moto estava com descarga livre, ou seja, sem nenhuma espécie de abafador de ruído.

A equipe ofertou a possibilidade de o condutor apresentar alguém habilitado para remover a moto, porém até a chegada do guincho ninguém apareceu. Assim, o veículo foi encaminhado ao pátio municipal. Foram lavrados os autos de infração de trânsito correspondentes às infrações flagradas.
Infração de trânsito
Uma equipe da inspetoria de Trânsito da Guarda Municipal realizava ronda preventiva pela rua Mato Grosso, Centro, na noite de sábado (9), quando visualizou um carro circulando com os faróis inoperantes. Devido à constatação da irregularidade, o veículo foi removido ao pátio municipal para evitar acidentes.
Medida protetiva
Por volta de 1h20 de domingo (10), uma solicitante entrou em contato com a central de emergência da GM para pedir ajuda de uma viatura em uma residência localizada no Jardim Bandeirantes, região oeste, informando que o filho de sua vizinha estava quebrando a porta da casa.
A viatura da Patrulha Maria da Penha mais próxima foi enviada ao endereço e, chegando ao local, encontrou a vítima que possuía medida protetiva contra o filho. Ela relatou que o agressor havia entrado em sua casa após ter pulado pelos muros dos vizinhos. Ainda segundo a vítima, o homem quebrou seu celular para evitar que ela pedisse socorro policial, e ainda proferiu ameaças de morte.
Os fatos foram presenciados por uma testemunha que optou por proteger a vítima e recebeu diversas ameaças de morte por parte do agressor. Na sequência, o suspeito foi localizado pelos guardas municipais e recebeu voz de prisão em flagrante.
O autor do descumprimento da medida protetiva, bem como as demais partes envolvidas na ocorrência, foram encaminhados para a delegacia de plantão da Polícia Civil para que o casso pudesse ser avaliado pela autoridade policial.
Risco de acidente
Por volta das 3h20 de domingo (10), uma equipe da Guarda Municipal que realizava ronda pelas proximidades do Pronto Atendimento Infantil (PAI), região central, flagrou um veículo circulando com os faróis e lanternas sem funcionarem, causando risco de acidentes de trânsito.
Durante a abordagem os guardas identificaram que a condutora do carro não possuía CNH. Não havia outras irregularidades como pendências na documentação, porém a condutora não apresentou uma pessoa habilitada para remover o veículo. Foram lavrados, então, os autos de infração de trânsito correspondentes e feito o recolhimento do carro ao pátio municipal.

Violência contra mulher
Uma equipe da GM patrulhava preventivamente pelas imediações do Clube do Maria Cecília, região norte, por volta das 23h59 de ontem (10), quando recebeu um pedido de ajuda por parte de uma criança que foi até a viatura e informou que a mãe havia sido agredida pelo companheiro.
Os guardas foram até a praça onde a vítima estava para coletar informações sobre o ocorrido. Durante conversa com a mulher, ela informou que o agressor teria dado um empurrão e tentado enforcá-la em sua residência. Ela confirmou que gostaria de formalizar a representação contra o agressor e que ele estaria na casa, localizada nas proximidades.
Após isso, os guardas foram até o endereço, localizaram e deram voz de prisão em flagrante para o suspeito. As partes foram encaminhadas para a delegacia de flagrantes. O homem ficou detido e vai responder pelo crime. A vítima foi orientada a pedir uma medida protetiva de urgência, que dá o direito ao acesso ao botão de emergência do aplicativo 153 cidadão da Guarda Municipal.
Demais atendimentos
No decorrer do fim de semana, o serviço de segurança pública foi intensificado pela GM Londrina ao redor das unidades de saúde, áreas de lazer, centros esportivos, praças, e outros locais onde havia concentração de pessoas. A Patrulha Rural da GM garantiu a segurança das pessoas que participaram da 1ª Festa Rural do Distrito de Paiquerê, região sul, que ocorreu nas imediações da Paróquia São José, das 9h às 23h. A Guarda Municipal segue à disposição da população por meio do aplicativo 153 Cidadão, ou pelo telefone de emergência 153.




