Cidade

Operação especial para Finados e vestibular da UEL

Transporte coletivo terá aumento da frota e trânsito vai contar com orientação de agentes

 

No próximo domingo (2), em virtude do feriado de Finados e da realização da primeira fase do vestibular da Universidade Estadual de Londrina (UEL), a cidade deve registrar grande circulação de pessoas e muitos desses deslocamentos vão ocorrer de ônibus.

Para atender à demanda, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU-LD) montou um esquema especial de atendimento aos usuários do transporte coletivo.

Finados

Trinta e seis ônibus extras estarão atendendo o público que passará pelos cemitérios da cidade. As linhas que vão receber o reforço são:
102 – Ideal CMTUP
107 – Aragarça
110 – Mister Thomas
202 – Roseira
203 – Ouro Branco
208 – Higienópolis
210 – Vitória
222 – Vale Azul
308 – Bandeirantes
309 – Ney Braga
311 – Santa Rita
314 – Olímpico
406 – Aquiles Stenghel
407 – João Paz
428 – Vista Bela
501 – Parador Vivi Xavier
601 – Parador Acapulco
904 – São Lourenço/Terminal Oeste
933 – Vivi Xavier/UEL

O acréscimo na frota vai durar o dia todo, com saídas do Terminal Urbano Central e dos bairros a partir das 7 horas.

Vestibular

A CMTU-LD também vai disponibilizar carros extras para atender aos mais de 21 mil candidatos que vão prestar a prova de Conhecimentos Gerais do vestibular 2015 da UEL. A partir das 11 horas, 9 coletivos estarão partindo do Terminal Central com destino aos locais de prova das regiões Leste, Oeste, Norte e Sul, além do Centro.

Segundo Wilson de Jesus, gerente de transportes da CMTU-LD, os residentes em Londrina são os que mais utilizarão as linhas neste dia. Somados ao público que vem de fora para o vestibular, e ainda por ser o dia de Finados, a estimativa é de um acréscimo de 40% do número normal de pessoas que utilizam os coletivos aos domingos. “Todos os anos fazemos uma ação diferenciada para o itinerário dos locais de prova. Mas por via de regra (e por experiências anteriores), alerto para que os candidatos embarquem a partir das 11h30. Isso porque, com o aumento de veículos na cidade, o trânsito ficará mais lento e atrasos poderão acontecer. Quanto mais o vestibulando se antecipar, mais tranqüilo ele chegará para a prova”, recomenda Wilson.

Por volta das 14h, horário de início do concurso, os coletivos voltam à escala normal de circulação. Novamente, às 16h, retornam para transportar os estudantes que estiverem deixando os locais de prova. A escala especial de circulação dos ônibus deve durar até perto das 18h30.

Trânsito

Para ajudar o trânsito fluir corretamente nos locais do concurso, 18 agentes municipais da CMTU-LD vão trabalhar no controle e na orientação dos condutores e pedestres. Dez deles estarão nos arredores do campus universitário (UEL), local que vai receber o maior número de candidatos. Os demais agentes irão atuar no entorno da Universidade Norte do Paraná (Unopar), no Jardim Piza e Catuaí.

Mudança – O acesso à UEL pela rua Prefeito Faria Lima estará liberado até as 11h30. Depois desse horário, o trânsito será bloqueado na altura da boate Santarena e só poderão avançar moradores, comerciantes e clientes da região. Para chegar à UEL, os condutores terão de fazer o acesso pela avenida Presidente Castelo Branco. O trabalho dos agentes de trânsito vai durar até as 14h, quando começam as provas.

 

Foto: CMTU

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos