Cidadão

Londrina planeja implantação da Patrulha Maria da Penha

Projeto está sendo elaborado e tem como objetivo oferecer um serviço de proteção específico para atender mulheres vítimas de violência

 

RuniaoMulherGmLJPA Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, juntamente com a Secretaria Municipal de Defesa Social, está montando um projeto para a implantação de uma patrulha em Londrina com o nome de Maria da Penha. A proposta é criar um serviço especialmente voltado para a segurança e proteção das mulheres vítimas de violência que estão sob medidas protetivas, fiscalizando o cumprimento destas. A equipe responsável pelo projeto inicial é composta por profissionais da 6ª Vara Criminal Maria da Penha, do Ministério Público, agentes da Defesa Social e representantes da Secretaria da Mulher.

Em reunião de trabalho realizada ontem (30) na prefeitura, foram apresentadas proposições para a elaboração de um plano de trabalho; discutida a definição de um protocolo para orientar os serviços a serem desempenhados pela Guarda Municipal (GM); levantadas ideias de como articular o trabalho em conjunto, além de uma proposta de capacitação para os integrantes da patrulha. A intenção é treinar agentes da GM que tenham um perfil adequado para atender a esse tipo de caso.

A diretora de Combate à Violência Contra a Mulher, Lucimar Rodrigues, destaca a importância da criação da Patrulha Maria da Penha. “Este serviço vai dar atenção especial às mulheres vítimas de agressão, com profissionais capacitados para oferecer proteção e realizar os encaminhamentos necessários para delegacias e centros de referência, conforme o caso. Em Curitiba, um projeto semelhante foi desenvolvido e já está funcionando e recebendo avaliações positivas, queremos trazer essa boa experiência para aplicar em Londrina”.

 

Foto: Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos