Domingo tem encontro marcado com a cultura popular
A Vila Cultural AlmA Brasil vai sediar a última fase do Bumba Meu Boi deste ano
A Morte do Boi Brilho do Sol será apresentada, às 16h, na Vila Cultural AlmA Brasil, rua Mar Del Plata, 93. Estarão presentes, os mestre Tião Carvalho, Ana Maria Carvalho e Henrique Menezes. A Vila conta com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura. A realização é do Grupo de Bumba meu Boi Estrela da Vila.
Com entrada gratuita, a ação deve agradar a todos os públicos que terão a oportunidade de participar de uma manifestação cultural popular. A morte do boi encerra um ciclo de três fases que o Bumba Meu Boi tem durante o ano. Primeiro foi o nascimento, depois o batizado e agora será a morte. Uma das coordenadoras do evento, Dodô Bertone, contou que essa manifestação cultural já existe em Londrina há 14 anos, quando o mestre Tião Carvalho deu uma oficina na cidade.
O público verá diferentes linguagens como a dança, a música, as artes plásticas e o bordado maranhense. A programação conta também com uma vivência de tambor de crioula com Henrique Menezes. Dodô enfatizou a participação de Ana Flor de Carvalho, que interpretará o Caboclo de Pena e de Ana Maria Carvalho, madrinha do boi neste ano.
Dodô afirma que o grupo não busca fazer um trabalho somente para os que já conhecem o Bumba meu Boi. “Nosso objetivo é divulgar ainda mais essa cultura em Londrina, para isso fazemos um ensaio aberto ao público, toda quinta-feira, às 20h, na Vila. Quem quiser está convidado a conhecer”.
O grupo Bumba Meu Boi Estrela da Vida, realizador do evento, foi contemplado com um dos prêmios Mazzaropi de Cultura Popular.