Kireeff institui Comitê Executivo de Gestão Londrina-Japão
O Comitê vai coordenar ações de planejamento, captar projetos de cooperação e coordenar intercâmbio comercial entre cidades co-irmãs
Londrina dá mais um passo para solidificar os laços comerciais e diplomáticos com o Japão. O prefeito Alexandre Kireeff assinou decreto que institui oficialmente o Comitê Executivo de Gestão dos interesses comuns entre Londrina e Japão. O Decreto nº 1.426 foi publicado hoje (21) no Jornal Oficial do Município, edição nº 2579. A medida faz parte do esforço para facilitar a implantação de indústrias japonesas no município.
Conforme o decreto, o Comitê tem como propósito fortalecer, ainda mais, a relação de amizade e promover o intercâmbio econômico e cultural entre Londrina e o país asiático. Suas principais atribuições são organizar o planejamento de ações; fazer a captação de projetos estratégicos junto a organismos de cooperação do Japão a serem realizados em Londrina; definir as diretrizes e incrementar o desenvolvimento da parceria e coordenar o intercâmbio entre as cidades co-irmãs, hoje Nishinomiya e Nago.
A formação do Comitê vai ao encontro com as relações que vêm cultivadas pela administração municipal por meio de contatos e reuniões diplomáticas e comerciais com cidades japonesas. O objetivo é viabilizar investimentos e fomentar a interação entre as partes, dando continuidade a este processo.
O Coordenador do Comitê Executivo de Gestão dos interesses comuns entre Londrina e Japão será o representante da comunidade indicado pelo Prefeito, o empresário George Hiraiwa. Irão compor o Comitê os seguintes membros: vice-prefeito do município Guto Bellusci; diretor presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Bruno Veronesi; secretário municipal de Governo, Paulo Arcoverde Nascimento; diretora presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul), Ignes Dequech; secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Daniel Pelisson.