500 estudantes de escolas municipais participam de apresentação musical
O projeto “Educação Musical Através do Canto Coral – um canto em cada canto” fará concertos de encerramento do trabalho anual; a entrada é gratuita
O Concerto de encerramento do projeto “Educação Musical Através do Canto Coral – um canto em cada canto” será nesta quinta-feira (27) e sexta-feira (28), às 20h, na Comunidade Nova Aliança – rua Cuiabá, 48. A entrada é franca. Em cada dia, um grupo diferente de 250 crianças, de 8 a 12 anos, estarão interpretando músicas que vão homenagear os 80 anos de Londrina. O projeto conta com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura e parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
A regência das apresentações é feita com Ana Paula Miqueletti, Carla Nishimura, Elaine Pelegrini, Gilcene Fraga e Oleide Lelis. Acompanhando o canto, participam as pianistas Ana Paula Miqueletti e Elaine Pelegrini; o trompetista Thiago Barcelos; o percussionista Thiago Leme; no violão de 12 cordas, estará Emerson Pelegrini; na Escaleta e Flauta, Tatiana Jardim e como caipiras, Emerson Pelegrini e Thiago Barcelos.
A coordenadora do projeto, Oleide Lelis, contou que neste ano o trabalho atendeu 11 escolas da Rede Municipal de Ensino, totalizando aproximadamente 1000 crianças. “Nossa meta é expandir as atividades para outras escolas, para isso vamos concorrer à Lei Rouanet, além de concorrer novamente ao Promic.”
A coordenadora explicou que os alunos integrantes do projeto participam de vivência musical com a ampliação estético-musical através da realização de canções de diferentes culturas e estilos, percussões corporais, entre outras atividades que favorecem o desenvolvimento da cognição e sensibilidade musical. “O projeto vem se destacando pela metodologia que utilizamos e também pela abrangência no processo de formação geral das crianças. Observamos que as crianças começam a ter consciência da sua importância e da responsabilidade dentro do próprio grupo, submetendo-se a uma direção sem perda da personalidade.”
Para chegar aos espetáculos, os alunos participam de aulas uma vez por semana, com 1h e 30 minutos de duração. Segundo a coordenadora, esses encontros não se limitam a simplesmente ensinar música, mas contribuem para uma maior socialização dos alunos modificando seu comportamento e elevando sua autoestima, permitindo que interajam positivamente na própria comunidade em que vivem.
História
O Projeto de “Educação Musical Através do Canto Coral – um canto em cada canto” iniciou suas atividades no ano de 2002 em seis escolas municipais. Hoje abrangem 11 unidades escolares, são elas: Anita Garibaldi, Carlos Kraemer, Carlos Dietz, Hikoma Udihara, Leônidas Sobriño Porto, Maria Carmelita, Professora Tereza Canhadas Bertan, Professor Moacyr Teixeira, Noêmia A. G Malanga, San Izidro e Zumbi dos Palmares. Em 2010 o Projeto, que até então era pessoa física, se tornou pessoa jurídica com a organização da “Associação Cultural Um Canto em Cada Canto”.
A equipe é formada por sete monitoras (regentes e pianistas), que se revezam nos ensaios semanais em cada uma das escolas, uma coordenadora pedagógica e uma assessora artística.
Até o momento, o Projeto já atingiu, aproximadamente, oito mil crianças, de todas as regiões de Londrina.




