Prefeitura retoma obras do CMEI no Jardim Maria Celina
O CMEI vai atender inicialmente 180 crianças de bairros vizinhos inclusive o Vista Bela
Durante a manhã de hoje (18), o prefeito Alexandre Kireeff assinou o contrato para o término das obras de construção do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do Jardim Maria Celina, localizado na rua Carmem Ilhesca Batista com rua Marginal.
A obra encontrava-se inacabada, porque a empresa contratada pelo município até 2012 para construí-la faliu e deixou duas obras paralisadas, a do CMEI Maria Celina e a da Praça da Juventude da Zona Norte, esta finalizada pela atual gestão. Kireeff fez referência rápida sobre os percalços afirmando que dificuldades não foram encontradas apenas no CMEI do Maria Celina, e ressaltou que o importante é agilizar a execução de obras para a população.
“É um trabalho difícil de garantia de recursos e de licitações. Finalmente concluímos o processo. Isso se soma ao nosso esforço de ampliar a oferta de vagas na educação infantil, que está sendo elaborado desde o início do mandato. Nossa meta é criar 4 mil vagas e nós nos aproximamos das 2 mil no meio do mandato. Devemos atingir a meta estabelecida. A qualidade no ensino também vem avançando de forma muito importante e estamos atraindo crianças que eram atendidas pelo sistema particular para o sistema público”, enfatizou Kireeff.
O Secretário de Gestão, Rogério Dias, detalhou as várias etapas para retomar as obras, interrompidas em 2012, em gestão anterior. Novo pedido de recursos ao Governo Federal, reavaliação de memorial descritivo da obra e nova licitação.
O CMEI terá 1.333,84 m² construídos sob um terreno de 5.218,14 m². Ele terá oito salas, capacidade para atender 180 crianças e, de acordo com a secretária municipal de Educação, Janet Thomas, serão necessários 44 servidores públicos para trabalhar na escola. “Essa contratação já está prevista no nosso planejamento. Nós vamos chamar alguns professores e professoras do concurso que é válido até julho de 2015 e estamos em processo de preparo para um novo concurso”, afirmou Janet.
A ordem de serviço para o início dos trabalhos deve ser dada em janeiro de 2015 à empresa NSA Construtora de Obras Ltda. O valor licitado é de R$ 916.224,25, sendo R$ 661 mil da Prefeitura e o restante como contrapartida proveniente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), através do convênio Pró-Infância.
A empresa contratada deverá executar os serviços no prazo de 120 dias, contados a partir do recebimento da Ordem de Serviço. O CMEI vai atender as crianças do Jardim Maria Celina, Ilha do Mel, Padovani, Evereste, Parati, Vista Bela e Paracatu.
A solenidade contou com a presença dos vereadores professor Fabinho, Elza Correia, Sandra Graça, Tio Douglas, Vilson Bitencourt e Péricles Deliberador, bem como da secretária de Educação Janet Thomas.
Nome do CMEI
O CMEI do Jardim Maria Celina se chamará Vanderlaine Aparecida Rodrigues Ribeiro em homenagem à professora formada em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e pós-graduada em psicopedagogia Institucional pela Universidade do Norte do Paraná (Unopar). Ela iniciou a carreira como professora da rede municipal de ensino de Londrina em 1987, na Escola Municipal Ruth Lemos. Deu aulas também nas escolas municipais Hikoma Udihara e Áurea Alvim Toffoli. Em 30 de abril de 2009, Vanderlaine sofreu um aneurisma cerebral vindo a falecer em 5 de maio do mesmo ano.
Texto: Ana Paula Hedler
Foto: Vivian Honorato