Máquinas para serviços urbano e rural
Primeiro foram compradas, através de financiamento, as máquinas necessárias para obras urbanas. Agora é a vez dos equipamentos para estradas rurais. Há anos a Prefeitura não via tanta ferramenta nova
A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento de Londrina espera receber no próximo mês mais uma máquina escavadeira para melhorias e manutenção de estradas que ligam os distritos e a zona rural com a sede do município. Uma escavadeira hidráulica chegou dias atrás e já está operando. A administração municipal também conseguiu, através de emendas constitucionais, máquinas menores, igualmente usadas na conservação de estradas, e máquinas agrícolas para atender pequenos e médios produtores. As máquinas agrícolas são subsolador, escarificador e espalhador de adubo orgânico. A frota inclui ainda um caminhão-baú exclusivamente para transporte de merenda escolar. Esses equipamentos devem estar disponíveis no começo do próximo ano, conforme prevê o secretário da Agricultura, engenheiro agrônomo Rodrigo de Menezes Trigueiro. Para se habilitar a contratação das máquinas o produtor deve apresentar dados sobre a propriedade na Secretaria de Agricultura, estar em dia em seus compromissos com o Município, recolher taxa prevista em lei e, mediante comprovante, agendar os serviços.
Para obras urbanas, a Prefeitura contratou financiamento e comprou 28 unidades para diferentes serviços como pás-carregadeiras, motoniveladoras, rolo compressor, retro-escavadeiras, caminhões guindaste, caminhões pipa, caminhões de hidrojateamento, caminhões com plataforma e caminhões-caçamba.
Com bastante esforço e muita economia no custeio da administração e redução de gastos, a atual gestão está conseguindo equipar seu parque de máquinas, que encontrou sucateado e sem repor equipamentos essenciais.