Destaques

Coletivo Nós da Madeira abre inscrições para oficina de xilogravura

Atividade gratuita é voltada a pessoas com idade a partir de 15 anos; interessados podem se inscrever até amanhã (22)

Quem gosta de artes e tem interesse em aprender novas técnicas pode participar da oficina de xilogravura que será promovida pelo Coletivo Nós da Madeira a partir da próxima segunda-feira (27).  As inscrições foram abertas nesta terça-feira (21) e podem ser realizadas até amanhã (22), por meio do formulário on-line.

Com 30 vagas disponíveis, o curso é gratuito e voltado a pessoas com idade a partir de 15 anos. No total, serão realizadas oito aulas, sempre às segundas-feiras, das 14h às 17h, na Escola de Circo de Londrina (Avenida Saul Elkind, 790, Conjunto Maria Cecília). A previsão é que as ações sejam concluídas no dia 22 de julho.

Foto: divulgação

No decorrer da oficina, os alunos aprenderão todas as etapas de produção de uma xilogravura, incluindo a criação do desenho, a gravação na madeira e a impressão. Além disso, serão abordadas outras técnicas como o lambe-lambe (colagem), estampas para camisetas, zines e literatura de cordel.

As atividades serão ministradas pelos artistas visuais Maia Mazamboni, Vinícius Bardi e Alisson Augusto Maia, que integram o Coletivo Nós da Madeira. O projeto conta com patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

Entre 19 de fevereiro e ontem (20), foi realizada a primeira edição da oficina, com aulas na Vila Cultural Casa da Vila (Rua Uruguai, 1.656, Vila Brasil).

Foto: divulgação

Conforme a artista visual e ministrante do curso, Maia Mazamboni, ao final da segunda atividade, o coletivo pretende organizar uma exposição com os trabalhos das duas turmas na Divisão de Artes Plásticas (DAP) da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

“Já estamos realizando uma mostra itinerante com uma das obras criadas pelo primeiro grupo, que é uma cobra feita com as técnicas da xilogravura e do lambe-lambe. Ela está em exposição na Vila Cultural Casa da Vila, e depois será levada para uma escola e para a Biblioteca Lupércio Luppi. Inclusive, os alunos da segunda turma participarão da montagem dessa exibição”, disse.

Mazamboni destacou que o Coletivo Nós da Madeira surgiu junto com o projeto das oficinas, pois seus integrantes sentiam falta de um grupo voltado à xilogravura em Londrina. “Era um desejo nosso trabalhar com oficinas abertas, pois gostamos desse formato. Além disso, a xilogravura oferece várias possibilidades, pois além do desenho também envolve um suporte físico, que é a madeira, bem como os processos de gravação e impressão. Tudo isso enriquece a experiência dos artistas que trabalham com essa técnica”, afirmou.

Ainda segundo a artista visual, foi muito gratificante ter realizado a primeira oficina do projeto. “A primeira turma foi muito especial e as pessoas que participaram gostaram bastante. Várias delas pretendem continuar colaborando com a gente, inclusive auxiliando e acolhendo os alunos da segunda turma”, finalizou.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos