Educação promove nova edição da Escola de Gestores
Cerca de 150 gestores das unidades escolares municipais deverão participar da capacitação instituída como política pública de formação continuada
Com o objetivo de qualificar os gestores das unidades escolares municipais, a Secretaria Municipal de Educação dará início à nova edição da Escola de Gestores. Foram abertas para o ano de 2015 cinco turmas que estarão reunidas às terças e quartas-feira num intervalo quinzenal em turnos específicos, matutuino ou vespetino. Deverão participar da capacitação cerca de 150 gestores dos Centros Municipais de Educação infantil (CMEIs), Escolas Municipais e Centros de Educação Infantil Filantrópicos (CEIs).
A primeira formação acontecerá terça-feira (dia 24), das 8 às 12horas e das 13h30 às 17h30. A secretaria abriu, no mesmo dia, uma turma com 100 vagas voltada para professores que têm interesse em gestão escolar ou que pretendem ingressar na função de diretor. Este grupo irá se reunir no período noturno, das 19horas às 21h30. Na quarta-feira outras turmas irão participar da capacitação, de manhã e à tarde, nos mesmos horários. O curso acontecerá no Centro Municipal de Educação Infantil Valéria Veronesi, na rua Benjamim Constant, 800.
Interessados ainda podem fazer a inscrição através do ambiente virtual de aprendizagem da Prefeitura de Londrina no endereço eletrônico moodle/londrina.pr.gov.br/moodle.
Sobre o curso – A Escola de Gestores foi implementada pelo Decreto 1.114 de 1º de setembro de 2014 que instituiu a formação continuada de gestores como política pública municipal. Desde então, o curso é um dos critérios legais obrigatório para candidatar-se à direção escolar nas unidades de ensino municipais e permanência na função.
“O objetivo é qualificar os gestores na perspectiva de gestão democrática, garantindo a eles conhecimentos teóricos e práticos importantes para a efetivação de uma gestão participativa, em que todos os envolvidos no processo busquem a efetivação dos objetivos educacionais. O centro de toda formação continuada dos gestores está na garantia da melhoria da aprendizagem dos alunos”, ressaltou a coordenadora do projeto e gerente de Ensino Fundamental, Viviane Barbosa Perez.
Ela informou que o curso é um aprimoramento dos conteúdos abordados em 2014. Este ano o foco será os estudos de casos. “Levaremos algumas situações reais ocorridas nas escolas nas diferentes dimensões: pedagógica, financeira e administrativa”, informou. A formação permitirá maiores oportunidades de interação e troca de experiência entre os participantes. Haverá também momentos destinados à leitura e estudo que enriquecerão os temas trabalhados.
“Iremos trabalhar como o gestor vai atuar em diversas situações, como por exemplo como organizar a rotina da escola para cumprimento de hora atividade do professor, ou como mediar conflitos entre alunos, ou ainda como conduzir reuniões de pais entre outros. Traremos temas ligados à liderança, mediação de conflitos, trabalho dos órgãos colegiados, entre outros”, destacou. A Escola de Gestores terá uma carga horária presencial de 45 horas para a formação no período diurno e 27 horas para o período noturno. Haverá também carga horária semipresencial.
Fotos: Arquivo/Divulgação