“Campanha Futuro Criança” fortalece entidades com apoio de contribuintes
Qualquer pessoa pode destinar parte de seu imposto de renda para colaborar; para participar da edição 2015 basta acessar o endereço http://www1.londrina.pr.gov.br
A “Campanha Futuro Criança”, iniciativa do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, chega ao terceiro ano em 2015. O objetivo é destinar e aplicar os recursos, captados através do imposto de renda dos contribuintes cadastrados, em instituições sem fins lucrativos que trabalham com a proteção de crianças e adolescentes em Londrina.
A secretária administrativa do CMDCA, Katia Bespalhok, explicou que os impostos arrecadados na campanha são investidos em melhorias, aquisição de livros e materiais, computadores, áreas de esporte e outros bens que possam melhorar a estrutura e a qualidade do serviço das mais de 120 entidades registradas hoje no município. São beneficiados espaços como casas de abrigo, centros de referência e de acolhimento de famílias em situação de vulnerabilidade social, entre outros.
A campanha vai até o dia 31 de dezembro. Os interessados em participar devem acessar o portal da prefeitura (http://www1.londrina.pr.gov.br), clicar no banner “Campanha Futuro Criança” no topo do portal e preencher uma ficha de cadastro.
Ao participar da campanha, o contribuinte poderá destinar parte de seu imposto de renda que será repassado pelo CMDCA a uma das instituições cadastradas ou para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Londrina (FMDCA). As pessoas físicas podem doar até 6% do imposto de renda devido e pessoas jurídicas até 1%, desde que a empresa utilize-se da tributação pelo lucro real.
As doações podem ser feitas gradativamente, por mês, ou de uma só vez, conforme a preferência de cada um. Não há limite de instituições escolhidas para fazer a destinação do dinheiro e nenhum prejuízo no processo de restituição do imposto.
Imposto de 2014 ainda pode ser destinado
Katia Bespalhok informou que os recibos referentes ao ano-base 2014 já foram encaminhados aos contribuintes que participaram da “Campanha Futuro Criança” no ano passado e devem chegar até eles em breve. No entanto, os interessados em destinar parte de seu imposto de renda à campanha, e que ainda não doaram, poderão fazê-lo durante o período de declaração do imposto de renda, que inicia em março.
“Para quem ainda vai contribuir pela campanha do ano passado, poderá repassar até 3% do valor do imposto de renda. Neste caso, o dinheiro será necessariamente destinado ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Londrina (FMDCA)”, disse Katia.
As pessoas que mudaram de endereço após a contribuição e precisam de seu recibo de comprovante devem entrar em contato pelo e-mail cmdca@londrina.pr.gov.br ou pelo telefone 3372-4392.
Foto: Ilustrativa