Cidade

Prefeitura fará iluminação de Centro Comunitário e de Praça da Juventude

Outras obras e serviços também começaram a ser oferecidos pela Londrina Iluminação, como a extensão da rede elétrica em trechos da cidade

Com a conclusão dos serviços de modernização da iluminação pública de Londrina, a Prefeitura, por meio da Londrina Iluminação (LI), iniciou uma nova fase de obras e serviços na área. Dentre eles, a implantação de iluminação nas obras de revitalização do Centro Comunitário da Vila Nova, centro da cidade, e na Praça da Juventude na área do antigo Pavilon, na zona sul, cujos projetos já estão sendo executados.

Operários trabalham na montagem das quadras de esporte na Vila Nova. Foto: Emerson Dias / NCom

Na Vila Nova, a Londrina Iluminação irá implantar 98 pontos de luz, tudo em LED, abrangendo todo o complexo que está sendo construído no local. A obra inclui a renovação da quadra poliesportiva, a adaptação de uma outra quadra, três áreas de quadras oficiais para as modalidades vôlei de areia, beach tennis e bocha, uma academia ao ar livre, um parque infantil e uma área de convivência, entre outros.

Além do novo complexo da Vila Nova, a Londrina Iluminação também tem equipes nas obras de revitalização da Praça da Juventude e do entorno, na Avenida Guilherme de Almeida, zona sul, onde serão implantados sete postes e 41 projetores de luz, todos em LED.

O local já passa por uma extensa obra de total revitalização, que originará um complexo de lazer, esporte e serviço. O projeto contempla paisagismo, reforma de pisos, rampas e escadas, instalação de circuito pet, reforma da quadra coberta, pista de skate, quadras de beach tennis e vôlei de praia, além de instalação de academia ao ar livre e parque infantil.

Campo e Parque Arthur Thomas – A Prefeitura e a Londrina Iluminação também estão fazendo intervenções para melhorias na iluminação do campo de futebol do Jardim São Francisco, entre as ruas dos Inconfidentes, Padre Rolim e Ardinal Ribas, na zona oeste. Ali serão instalados 24 projetores de LED nos quatro postes da área.

Estudantes em atividade ao ar livre no Parque Arthur Thomas. Foto: Emerson Dias/ NCom

Por outro lado, uma outra equipe da empresa está atuando no Parque Arthur Thomas, na zona sul, onde também acontecem algumas obras de reformas. Quase todo o entorno, pelo interior da mata, já começou a receber 143 pontos de luz ornamentais, com postes de 5 metros e todas as luminárias em LED. O projeto contempla também a área verde de 20 mil metros quadrados anexa ao parque, que fica entre a Rua da Natureza, Rua Barcelona e avenidas Europa e Dez de Dezembro.

Técnicos e profissionais da LI já haviam adiantado, há três anos, escavações e perfurações na área para a futura implantação dos postes, que está sendo feita agora com algumas reformas que começaram a ser adiantadas pela Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA). Parte da execução já havia sido feita em 2021, com a colocação de 16 postes. No fim, toda a rede de iluminação do entorno abrangerá parte da Rua Charles Lindemberg (na altura da Avenida das Américas), passando pela Ponte Vereador Amélio Vieceli, lateral da Avenida Dez de Dezembro e na Rua da Natureza, numa extensão total de aproximadamente 2 mil metros.

Extensão de rede elétrica – Outra ação relevante iniciada pela Londrina Iluminação é o projeto de extensão de rede elétrica em trechos da cidade, serviço que antes era executado pela Copel. A proposta é dar mais agilidade na execução destes tipos de serviço, que, tecnicamente, se trata de implantação de “Rede de Baixa Tensão (BT)”.

O projeto piloto de extensão começou a ser realizado em um trecho de 1.860 metros na Rodovia Mábio Gonçalves Palhano, zona sul, ligando o Distrito do Espírito Santo até a localidade conhecida como “Venda dos Pretos”. O local terá 53 luminárias LED e deverá ser entregue ainda neste mês.

Para a imprensa: Outras informações podem ser obtidas com o presidente da Londrina Iluminação, Claudio Tedeschi. Contato: Marcelino Jr. (43) 3375-2764, 99995-1403.

Etiquetas
Mostrar mais

Marcelino Jr

Jornalista, consultor, editor literário e especialista em "Comunicação Organizacional: Gestão Estratégica" pela Universidade Estadual de Londrina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos