Sema comemora o Dia Mundial da Água com plantio de árvores
Ação integra o Programa Fonte Viva, desenvolvido pela Secretaria Municipal do Ambiente, que promove a recuperação das nascentes urbanas
Hoje, (dia 23) às 14 horas, a Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) comemorou o Dia Mundial da Água (22 de março), com o plantio de 30 árvores ao redor da nascente, instalação de placa de sinalização com o nome do córrego e entrega de certificados para as entidades participantes. O evento foi realizado na nascente do Córrego Água das Pedras, na Rua Santa Eloá com a Rua Santa Francisca, na região leste.
As ações realizadas no córrego Água das Pedras fazem parte do Programa Fonte Viva, que promove a recuperação das nascentes urbanas, preservação e o fortalecimento do vínculo afetivo da população londrinense com o meio ambiente.
Segundo a gerente de Educação Ambiental da Sema, Queila Spoladore, o projeto visa a recuperação das áreas, por meio do plantio de árvores, retirada de lixo e o cuidado da comunidade com o local. “Preservando a água e o ambiente, a ação irá colaborar com a infiltração da água no solo, ajudando no abastecimento do lençol freático”, afirmou.
Aproximadamente 30 crianças do segundo ano do ensino fundamental da Escola Municipal Amanda Rossi, estiveram presentes no local. Para a diretora de ensino da escola, Luciana Lorrenzzetti, é importante levar os alunos para vivenciar o projeto, além dos livros e da sala de aula. “As crianças precisam do lúdico e do concreto para adquirir experiência”, defendeu.
Para o gerente da unidade regional Londrina – Cambé da Sanepar, Sérgio Bahls, a preservação dos córregos é uma grande discussão nacional, e a população precisa viver de forma harmoniosa com o meio ambiente.
O evento contou com a participação de representantes da Sanepar, Câmara dos Vereadores, Secretaria Municipal de Educação, Conselho Municipal do Meio Ambiente (Consemma), liderança comunitária da Casa Verde e Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU-LD)
Fotos: Luiz Jacobs