Cidade

CMTU organiza operação especial para a ExpoLondrina

Serão disponibilizadas linhas extras para o transporte coletivo, fiscalização do trânsito e do comércio ambulante nos arredores da feira

 

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU-LD) inicia nesta quinta-feira uma operação especial durante a 55ª Exposição Agropecuária e Industrial. Até o término do evento, no dia 19, a CMTU vai trabalhar com linhas extras no transporte coletivo para os visitantes, também no combate à venda de produtos ilegais e na orientação e fiscalização do trânsito.

A novidade para este ano é que a Companhia vai contar com um módulo operacional localizado próximo à entrada de serviços da Expo. O espaço vai atender a comunidade e servirá de base para os servidores envolvidos na ação.

Com obras de revitalização da sinalização vertical e horizontal nos arredores do Parque Ney Braga há algumas semanas, as ruas do entorno ganharam travessia de pedestre, placas proibindo o estacionamento de automóveis, faixas amarelas, divisão de pista e legendas de táxi e parada obrigatória. A coordenadoria de sinalização viária da CMTU também fez a pintura de meios-fios e a instalação de placas informativas, que vão orientar a chegada dos condutores ao local.
 
Agilidade – Para os usuários do transporte coletivo, a CMTU disponibilizará 30 ônibus extras com destino à ExpoLondrina. Os veículos vão sair do Terminal Urbano Central a cada dez minutos ou conforme a demanda, a partir das 19horas. As viagens de retorno ao Terminal devem ocorrer também de acordo com o volume de passageiros, já que os coletivos ficarão estacionados na entrada da feira.

Para aqueles que desejam assistir aos shows e rodeios, a volta para casa também fica garantida: o transporte público estará disponível até o fim das atividades noturnas no Parque Ney Braga.

Comércio ambulante – A CMTU e a Guarda Municipal serão parceiras na fiscalização dos vendedores ambulantes ilegais. Quem for flagrado comercializando produtos sem autorização será convidado a deixar o local. Em caso de não atendimento às determinações do fiscal, o comerciante poderá ser multado e ter sua mercadoria apreendida, de acordo com o Código de Posturas do Município.

Trânsito – Durante os dias de feira, agentes municipais da CMTU vão atuar no monitoramento e na fiscalização do trânsito no entorno do Parque. Os motoristas que visitarem a ExpoLondrina devem ficar atentos às mudanças na sinalização da Rua Deputado Ardinal Ribas, onde o fluxo de veículos deixará de ser em mão dupla. A partir do cruzamento com a Rua Prata, o trânsito seguirá exclusivamente em direção à BR-369. Da Rua Prata para baixo, todos condutores deverão seguir no ‘sentido bairro’.

O diretor de Trânsito da CMTU, Hemerson Pacheco, explica que as intervenções têm o objetivo de organizar a circulação de automóveis e pedestres e trazer comodidade aos visitantes da Expo. “Estimamos que, durante os dez dias de realização do evento, o trânsito ao redor do Ney Braga aumente cerca de 80%. Todo esse acréscimo exige planejamento e empenho, para direcionar e desafogar a grande concentração de veículos”, afirma.

Segundo Pacheco, a atuação dos fiscais priorizará a orientação, voltada à prevenção de acidentes. No entanto, a recomendação é que os condutores não cometam excessos e andem dentro das normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), pois a emissão de multas não está descartada. “Muitos acham que, por ser um evento festivo, a fiscalização do trânsito será afrouxada. Porém, nossos agentes estarão a postos para coibir desrespeitos ao CTB”, alerta.

Acesso ao Parque – Quem estiver seguindo pela Avenida Tiradentes, do Centro para a Exposição, deverá virar à esquerda no semáforo em frente à Cacique Solúvel, acessando a Avenida Esperanto. No cruzamento com a Rua Osvaldo Aranha, o motorista terá de converter à direita para, então, percorrer a Rua Prata em direção ao estacionamento oficial da Exposição. Já para quem vier no sentido Cambé – Londrina, o caminho até o local se dará pela marginal da BR-369.

Dicas – Para evitar transtornos e aborrecimentos, a CMTU orienta que os visitantes cheguem com antecedência ao Parque, evitando horários muito próximos dos shows e rodeios. A atuação da Companhia vai começar sempre no período da manhã, com patrulhamentos e rondas, e o trabalho será intensificado a partir das 14h, horário em que há um aumento na movimentação.

 

 

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos