Cidadão

Cultura promove qualificação de servidores

O foco é a importância da preservação da memória institucional; trabalho é feito por meio do Programa de Formação Contínua (Promfac)

 

culturaPCom o objetivo de qualificar os servidores, a Secretaria Municipal de Cultura, por meio do seu Programa de Formação Contínua (Promfac), realiza mais uma capacitação, na próxima terça-feira (28), às 14 horas,  no teatro Zaqueu de Melo, na Avenida Rio de Janeiro, 413, região central. O foco agora é a importância da preservação da memória institucional. Cerca de 80 servidores da Secretaria deverão participar.

Este é o terceiro curso promovido pelo Promfac, além do treinamento para os proponentes culturais, realizado em março, em parceria com a Diretoria de Incentivo do Programa Municipal de Incentivo à Cultura, (Promic). “Considerando que a memória é o alicerce de uma instituição, preservar a memória institucional é manter a instituição viva”, disse a secretária municipal de Cultura, Solange Batigliana.

“São pelas interações e socializações das pessoas que surge a história e a identidade do espaço. Para que essa memória seja preservada, é preciso conservar fotos, documentos, objetos e registrar os fatos que os indivíduos vivenciaram ao longo do tempo dentro da instituição”, destacou.

A formação será ministrada por dois professores da Universidade Estadual de Londrina. O professor Gilberto Hildebrando, da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), irá conceituar o que é memória, a sua importância e a articulação entre memória e história. Já a professora Ivone Guerreiro DiChiara, do Departamento de Biblioteconomia, falará sobre a questão prática de como preservar a memória do espaço e da instituição. “Após a qualificação, as diretoras da Secretaria irão se reunir com os servidores lotados para conversar sobre a aplicabilidade dos temas”, informou a gestora cultural e responsável pelas ações do Promfac, Leda Maria Araújo.

Em 2015 a Secretaria Municipal de Cultura, através dos cursos e formações a serem promovidos através do Promfac, pretende qualificar técnicos, agentes e gestores culturais. As formações acontecerão bimestralmente com temas variados e buscando consonância com as metas do Plano Nacional e Municipal de Cultura, que incentiva gestores e agentes culturais a atuarem de forma cada vez mais profissionalizada.

 

Foto: arquivo

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos