Cidadão

Prefeito Marcelo Belinati homenageia legado de Isamu Onozato

Esposa, filhas e amigos do pioneiro estiveram na Prefeitura na tarde desta sexta-feira (27) para uma celebração in memoriam

Para homenagear a importante trajetória de Isamu Onozato, imigrante japonês que foi pioneiro em Londrina e participou ativamente na fundação do Parque Ecológico Dr. Daisaku Ikeda, o prefeito Marcelo Belinati recebeu, na tarde desta sexta-feira (27), a esposa Kiyoko e suas filhas Sandra e Maristela. Juntamente com vários integrantes da Brasil Soka Gakkai Internacional (BSGI), entidade não governamental que teve Isamu Onozato como conselheiro e vice-presidente, o prefeito e a família relembraram episódios marcantes.

Falecido em 9 de dezembro deste ano, Isamu Onozato nasceu no Japão e veio para o Brasil em 1961. Ao lado da esposa Kiyoko, trabalhou sempre em prol da coletividade e de um futuro mais harmonioso e sustentável para todos, sendo protagonista na criação do Parque Ecológico Dr. Daisaku Ikeda. A unidade de conservação, inaugurada em setembro de 2000, foi batizada em homenagem ao líder budista, filósofo, poeta e educador, presidente da Soka Gakkai Internacional, que é filiada à Organização das Nações Unidas (ONU).

Foto: Emerson Dias / NCom

Durante o encontro com familiares de Onozato, o prefeito lamentou a perda do amigo e conselheiro, e comentou sobre a viagem que fizeram ao Japão em 2017, para celebrar os 40 anos do tratado de irmandade e cooperação técnica e cultural entre Londrina e Nishinomiya. “Tenho um carinho enorme pelo senhor Onozato, fomos juntos para o Japão e ele é um exemplo de vida para todos nós. Homem de retidão de caráter ímpar, sério, honesto, muito sábio e querido. Gostava demais dele. Digo a vocês que tenham muito orgulho do marido e pai que ele foi. Em muitos momentos da nossa vida ele contribuiu comigo, com conselhos, abraços e companheirismo. Por isso pedi à nossa equipe que tivéssemos uma singela homenagem a quem tanto contribuiu com nossa cidade”, explicou.

Sobre a recuperação do parque, que está fechado para visitação, o prefeito antecipou que o projeto principal está pronto, inclusive já foram apresentados à Itaipu Binacional para pleitear recursos que viabilizem sua execução e elaboração dos projetos complementares. “É uma coisa que está no planejamento e a próxima administração deve dar seguimento, eu creio nisso. Agradeço ao presidente a Itaipu, que investiu na reforma do Parque Arthur Thomas, e tenho certeza que o parque Daisaku Ikeda também será contemplado. É um projeto da Itaipu de atender o Paraná inteiro com ações e trabalhos de preservação para ampliar o tempo de viabilidade da usina. Falamos muito no parque porque essa era uma luta do senhor Onozato, isso está caminho e vai acontecer. Tenho esse amigo guardado em meu coração, que nos deixou boas lembranças, bons momentos e exemplo de como devemos sempre agir”, acrescentou.

Foto: Emerson Dias / NCom

Ao agradecer as homenagens do Município ao seu falecido esposo, Kiyoko Onozato contou que, até o último momento, ele estava preocupado com o projeto de recuperação e reabertura do parque. “Era um projeto muito importante para ele, que realmente gostava muito de Londrina. A pessoa que ele via como um líder exemplar, o senhor Daisaku Ikeda, considerava Londrina o melhor lugar do mundo. Eu creio que meu marido tem a convicção de que todos aqui vão carregar esse desejo dele, de contribuir e concretizar esse sonho. Que os jovens e todos aqui presentes possam contribuir ainda mais com o progresso de Londrina, porque ele gostaria de seguir contribuindo com a sociedade londrinense”, comentou.

O vice-prefeito João Mendonça lembrou que, à época em que atuava na Autarquia do Meio Ambiente (AMA), forneceu milhares de mudas solicitadas por Isamu Onozato e que foram plantadas no espaço que hoje forma o Parque Dr. Daisaku Ikeda. “Foram mais de 100 mil mudas de árvores nativas que hoje formam uma mata fechada ali. Infelizmente, com a pandemia e outras questões, não deu tempo da nossa administração executar o que planejamos. Mas será consertado sim, será revitalizado, o sr Onozato deixou um grande legado de muito valor”, apontou.

Foto: Emerson Dias/ NCom

Em nome dos amigos e integrantes da Soka Gakkai, Nakano Junior agradeceu ao prefeito e à administração municipal pelo carinho com Onozato e sua família. “É uma honra para a gente e ficamos muito agradecidos. Entrando aqui, lembrei de várias vezes que vim com o senhor Onozato bater na porta de vocês para falar do parque. Passou um filme na cabeça, cheio de boas memórias nesses corredores. Em nome dos amigos, quero agradecer essa honraria e essa abertura para a gente. E vamos continuar sim os trabalhos, para a próxima gestão colocar de pé esse último desejo do senhor Onozato, que era o parque totalmente revitalizado”, prometeu.

Durante o encontro, o prefeito de Londrina entregou para a família de Isamu Onozato um quadro estilizado com imagens do parque ecológico e uma placa. A homenagem teve ainda a participação dos secretários de Governo, Ronaldo Siena, e do Ambiente, André Chen; e do vereador Eduardo Tominaga, líder do Executivo na Câmara Municipal de Londrina.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos