Mutirão de limpeza no Marco Zero reúne mais de 60 pessoas
Ação envolveu secretarias municipais e voluntários; foram removidos três caminhões de lixo e objetos que facilitam a proliferação de doenças
No último sábado (23), a Prefeitura de Londrina, através da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu uma ação conjunta para limpar a área da mata do Marco Zero, que fica na região leste da cidade. Aproximadamente 65 pessoas participaram do mutirão formado por equipes das secretarias de Saúde, Ambiente, Assistência Social, Defesa Social e da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), além de voluntários da ONG Casa Verde, que desenvolve trabalhos sociais com usuários de drogas e pessoas em situação de rua.
Ao todo, foram retirados três caminhões de lixo do local. Com área de 39 mil m², o espaço acumulava grande volume de objetos e materiais que podem facilitar a propagação de doenças. O objetivo principal da limpeza foi retirar lixo e entulhos despejados irregularmente, visando combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti. No mutirão, uma equipe com nove agentes do setor de Endemias conseguiu eliminar cerca de dez focos de criadouros do mosquito no entorno do local.
A coordenadora do setor de Endemias, Diana Martins, destacou a importância da ação conjunta. “O trabalho das secretarias municipais junto à população foi muito importante, pois esse tipo de ação facilita o trabalho das equipes de endemias, diminuindo o deslocamento e a concentração de agentes em um só lugar”, disse.
Na sexta-feira (22), véspera do mutirão, uma outra equipe de agentes de endemias também visitou o Marco Zero. Durante a ação, foram retirados mais de 100 caramujos africanos, totalizando 30 quilos do molusco que transmite as angiostrongilíases abdominal e meningoencefálica.
Também participaram da ação de limpeza, integrantes do Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Drogas (CAPS-AD) e do serviço “Consultório na Rua”, que, juntamente com servidores da Assistência Social, conversaram com os frequentadores do local sobre os serviços de apoio que o Município disponibiliza.
Fotos: Vivian Honorato