Cidadão

Secretaria de Saúde divulga números da dengue

Confirmação de casos positivos da doença tem caído, mas população deve manter a atenção e o descarte de materiais que podem acumular água e ovos do mosquito

 

DengueMutiraoLJPA Secretaria Municipal de Saúde divulgou na manhã desta quinta-feira (25), o balanço atualizado dos números de casos de dengue em Londrina. Até o momento, foram registrados 2.233 casos positivos da doença, outros 3.036 foram descartados após análise e 1.846 aguardam os resultados de exames laboratoriais.

Em comparação com a semana passada, houve a confirmação de apenas 56 novos casos. De acordo com a coordenadora de Endemias, Diana Martins, a tendência é que o surgimento de novos casos diminua dada a queda nas temperaturas. “Em comparação com as demais semanas, percebemos que os casos confirmados estão caindo devido à chegada do inverno. Porém, para que haja uma queda brusca é preciso que as temperaturas permaneçam de uma semana a 10 dias, a 10 graus Celsius ou abaixo disso”.

Segundo a coordenadora, em anos anteriores havia uma diminuição maior de casos no inverno, o que mostra que o mosquito da dengue tem se adaptado com o passar dos anos. “Por isso é importante que as pessoas não deixem de cuidar de suas casas e quintais mesmo no inverno, porque agora é o momento de eliminar os ovos do mosquito para que no verão não haja a proliferação do Aedes aegypti”, destacou Diana.

Mutirão – No último sábado (20), uma equipe de agentes de endemias e outros 40 voluntários trabalharam na limpeza de 29 terrenos baldios localizados no Parque das Indústrias, nas proximidades da Rua Crisântemo. Foram retirados seis caminhões-caçamba com lixos de diversas espécies, como sofás velhos, pneus, vasos sanitários quebrados, para-choque de carro, entre outros.

Durante toda a manhã, os profissionais também vistoriaram 323 imóveis e outros 115, que se encontravam fechados no dia do mutirão, serão inspecionados durante o próximo final de semana.

Para a coordenadora de endemias, o resultado da ação foi positivo e serve de exemplo para demais localidades que gostariam de contatar os agentes de endemias para trabalhos educativos e mutirões. “O grupo de jovem do bairro participou da ação, nos ajudou muito e juntos tivemos um resultado excelente, que serve de exemplo para demais bairros de Londrina.”

Aqueles que desejarem agendar ações com os agentes de endemias no combate à dengue podem telefonar no 0800-400-1893 ou no 3372-9409.

 

Foto: Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos